Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do Uruguai parabeniza candidato de centro-esquerda como “presidente eleito”

    Tribunal Eleitoral do Uruguai ainda não divulgou os resultados oficiais da contagem dos votos

    Da CNN*

    O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse neste domingo (24) que ligou para o candidato de centro-esquerda, Yamandú Orsi, para parabenizá-lo como presidente eleito do país e para ajudá-lo no processo de transição.

    Lacalle Pou fez uma postagem no X depois que as principais pesquisas de boca de urna indicaram que Orsi venceria o candidato de centro-direita, Álvaro Delgado.

    votação do segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai foi encerrada às 19h30, no horário de Brasília, deste domingo (24). A apuração dos votos já começou, mas o Tribunal Eleitoral do Uruguai ainda não divulgou os resultados oficiais da contagem dos votos.

    Neste domingo, 89,4% da população elegível votaram, disse a ministra do Tribunal Eleitoral, Ana Lía Piñeyrua, por volta das 20h, no horário local, meia hora após o fechamento das urnas de votação.

    “Estamos dentro da percentagem histórica, votamos sempre em torno dos 90%”, afirmou, apesar de a participação nas eleições ser obrigatória.

    O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse será em 1º de março de 2025.

    Quem são os candidatos?

    Yamandú Orsi (esq.) e Álvaro Delgado (dir.), candidatos à Presidência do Uruguai • Reprodução/Redes sociais

    Orsi, de 57 anos, ex-prefeito do município uruguaio de Canelones, pertence ao Movimento de Participação Popular (MPP), fundado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica no retorno da democracia no Uruguai.

    Integrante da Coalizão Frente Ampla (FA) e ex-professor de história, ele afirma querer estimular o crescimento econômico sem mudanças bruscas nos rumos do país, evitando aumento de impostos, apesar do déficit fiscal crescente do país.

    Já o governista Álvaro Delgado, do Partido Nacional, é veterinário e foi secretário da presidência do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Ele ganhou projeção fazendo anúncios governamentais durante a pandemia de Covid-19.

    Aos 55 anos, o candidato governista pretende promover as metas comerciais do atual governo, incluindo um potencial acordo de livre comércio entre o Mercosul e a China. Ele também busca manter impostos baixos e intensificar o combate ao crime organizado.

    Com informações da Reuters.

    Tópicos