Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do México ataca Milei após fala à CNN e diz não entender votos no argentino

    À CNN, Milei disse que Andrés Manuel López Obrador é "ignorante"

    Ivonne Valdésda CNN

    O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, respondeu a Javier Milei, depois que o líder argentino o chamou de “ignorante” durante entrevista exclusiva à CNN.

    López Obrador escreveu no X, antigo Twitter, que “Milei afirmou que sou ignorante, porque o chamei de conservador”, citando até o Papa Francisco e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

    O presidente mexicano pontuou não entender “como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que não é correto, que despreza o povo e que ousou acusar seu compatriota [Papa] Francisco de ser comunista e representante do mal na terra”.

    A CNN tenta obter uma reação do Vaticano sobre a fala de López Obrador.

    Na entrevista ao programa “Oppenheimer Presenta”, da CNN, Milei compartilhou suas definições sobre questões centrais para a região e para o mundo.

    Quando questionado sobre o México e seu presidente, disse que “é um elogio que uma pessoa ignorante como López Obrador fale mal de mim, isso me exalta”.

    López Obrador, na resposta ao argentino, enviou “um abraço” ao presidente colombiano, Gustavo Petro, a quem Milei chamou de “terrorista assassino” na mesma entrevista à CNN.

    Em protesto contra as declarações de Milei, o governo da Colômbia ordenou a expulsão de todo o corpo diplomático argentino do seu país.

    Petro, por sua vez, agradeceu ao chefe de Estado mexicano e destacou que acredita que Milei “busca destruir, ou pelo menos adiar, o projeto de integração latino-americana. Hoje o povo argentino sofre e a pobreza aumenta”.

    Ele acrescentou então que “a promessa de Milei de repetir o sistema neoliberal de 30 anos atrás pode ser um fracasso previsto; sua tese no mundo que hoje é visto como neoliberalismo levou ao agravamento da crise climática e a nos colocar à beira como espécie, de extinção, não é correta”.

    “Quem deve discutir essas questões e decidir é o povo argentino”, complementou.

    “Apesar dos insultos, devemos preservar o projeto de unidade, na diversidade, da América Latina e do Caribe”, finalizou.

    As candidatas à Presidência do México Claudia Sheinbaum, do partido governista, e Xóchitl Gálvez, da oposição, também reagiram aos insultos de Milei.

    Sheinbaum pediu respeito e Gálvez brincou, dizendo: “Não permito que o presidente Milei fale mal de Andrés Manuel López Obrador, eu cuido disso”.

    *com informações de Mauricio Torres, da CNN

    Tópicos