Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente das Filipinas vê boxeador Manny Pacquiao como possível sucessor

    Rodrigo Duterte, que foi impedido pela constituição de buscar a reeleição, encerrará seu mandato de seis anos em junho de 2022

    Reuters

    O presidente filipino, Rodrigo Duterte, elaborou uma lista de possíveis sucessores que inclui sua filha Sara, a estrela do boxe Manny Pacquiao e o filho do falecido ditador Ferdinand Marcos, disse o porta-voz presidencial na quinta-feira (3).

    Duterte, que foi impedido pela constituição de buscar a reeleição, encerrará seu mandato de seis anos em junho de 2022. Seu partido o incentiva a candidatar-se a vice-presidente.

    Enquanto olha para “muitas opções”, Duterte está considerando endossar sua filha a prefeita da cidade de Davao, Sara Duterte-Carpio, a campeã de boxe e senadora Pacquiao, Ferdinand “Bongbong” Marcos, o prefeito de Manila Francisco Domagoso e o antigo assessor e senador Christopher “Bong” Go, porta-voz Disse Harry Roque.

    Ele não deu uma razão para as escolhas de Duterte, mas alguns deles tiveram alta classificação nas pesquisas de candidatos presidenciais preferidos para uma eleição no próximo ano.
    Nenhum dos cinco disse que pretende se candidatar à presidência.

    Analistas dizem que Duterte gostaria que um aliado ganhasse a presidência para protegê-lo de possíveis desafios jurídicos e vinganças políticas assim que perder a imunidade fora do cargo.
    Duterte-Carpio não quis comentar.

    Os escritórios de Domagoso, Go, Marcos e Pacquiao não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

    As pesquisas de opinião mostram que Duterte continua muito popular nas Filipinas, apesar de sua polêmica postura pró-China, uma guerra contra as drogas que matou milhares de supostos traficantes de drogas e críticas públicas sobre a forma como seu governo lidou com a epidemia de coronavírus.

    Este é um texto traduzido, para ler o original, em inglês, clique aqui.

    Tópicos