Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Ucrânia participa de reunião do G7 neste domingo (8)

    No encontro, Volodymyr Zelensky deve informar autoridades dos demais países sobre atual situação do conflito

    Pedro Zanattada CNN , em São Paulo

    Os líderes do G7 realizam, neste domingo (8), uma videoconferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

    Na sexta-feira (6), a porta-voz do governo alemão, Christiane Hoffmann, havia antecipado a informação do encontro.

    “O chanceler alemão, Olaf Scholz, realizará a terceira videoconferência desde o início do ano com seus parceiros do G7”, disse Hoffmann a repórteres em uma coletiva de imprensa em Berlim.

    Além disso, a porta-voz continuou dizendo que 8 de maio é uma “data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa”.

    “Ele falará de questões atuais, particularmente da situação na Ucrânia. O presidente ucraniano Zelensky participará e informará sobre a situação atual em seu país”, disse a porta-voz.

    O chanceler alemão também fará um discurso televisionado à nação alemã na noite de 8 de maio, disse Hoffmann, acrescentando que a data tem um significado especial este ano, pois os dois países que já foram vítimas da Alemanha nazista estão agora em guerra um com o outro.

    O grupo foi criado em 1975 e reúne os países mais industrializados. A Rússia também foi membro do G7, até ser expulsa em 2014 por invadir e anexar a península ucraniana da Crimeia. Atualmente, fazem parte do grupo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão.

    Atualmente, a Alemanha ocupa a presidência do G7.

    Tópicos