Presidente da Comissão Europeia celebra votação: “o centro se mantém”
Coalizão de Ursula Von der Leyen deve garantir maior número de eurodeputados na disputa pelo Parlamento Europeu
Apesar de uma onda de apoio aos partidos de extrema-direita durante as eleições ao Parlamento Europeu, que terminaram no domingo (9), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse que a sondagem final continua a ser um sucesso para a corrente política dominante do continente.
“Continua a haver uma maioria no centro para uma Europa forte – e isso é crucial para a estabilidade. Por outras palavras, o centro se mantém”, disse Von der Leyen num discurso em Bruxelas no final do domingo.
A expectativa é de que o Partido Popular Europeu (PPE) de Von der Leyen continue a ser o maior grupo político no Parlamento Europeu, com 189 assentos.
“Mas também é verdade que os extremos da esquerda e da direita ganharam apoio, e é por isso que o resultado chega com grande responsabilidade para os partidos do centro. Podemos divergir em pontos individuais, mas todos temos interesse na estabilidade e todos queremos uma Europa forte e eficaz”, disse ela.
Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, também disse que a sondagem à boca-de-urna mostra que “o centro construtivo e pró-europeu se manteve”.