Presidente da Câmara dos EUA divulga agenda na Ásia sem menção a Taiwan
Comunicado cita Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão; possível visita à ilha autogovernada causou tensão entre os Estados Unidos e a China
A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitará quatro países asiáticos a partir deste domingo (31), informou seu gabinete.
A lista de nações surpreende por não mencionar Taiwan em meio a uma intensa especulação de que a deputada poderia visitar a ilha autogovernada reivindicada pela China.
“A oradora Nancy Pelosi está liderando uma delegação do Congresso para a região do Indo-Pacífico, incluindo visitas a Cingapura, Malásia, Coreia do Sul e Japão”, diz um comunicado à imprensa.
“A viagem se concentrará na segurança mútua, parceria econômica e governança democrática na região do Indo-Pacífico”, acrescenta o documento.
As tensões estão fervendo entre os Estados Unidos e a China sobre a possível viagem a Taiwan.
Recentemente, o líder chinês Xi Jinping alertou o presidente dos EUA, Joe Biden, que “se ele brincar com fogo, se queimará”.
Em um incidente separado, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que detectou um drone não identificado sobrevoando a Ilha Dongyin – que é controlada por Taiwan, mas localizada perto da China continental – duas vezes na quinta-feira, acrescentando que não pode descartar que o drone tenha sido usado para “reunir inteligência” na área.
A declaração do Ministério da Defesa não fez referência à China e não especulou sobre quem poderia ter operado o drone.
*Com informações da CNN