Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente da Autoridade Palestina condena ataques do Hamas a Israel

    Esta foi a primeira declaração contundente de Mahmoud Abbas contra os ataques terroristas do grupo extremista

    Kareem KhadderHamdi Alkhshalida CNN

    O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, fez sua primeira declaração clara e contundente dos ataques do Hamas a Israel.

    Ele disse que as ações do grupo extremista “não representam o povo palestino”.

    “As políticas e ações do Hamas não representam o povo palestino, e são as políticas, programas e decisões da Organização para a Libertação da Palestina que representam o povo palestino como seu legítimo e único representante”, disse Abbas durante um telefonema com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

    Essas informações foram dadas pelo presidente venezuelano, neste domingo (15), à agência de imprensa oficial palestina WAFA.

    Segundo a WAFA, Abbas apelou ao fim das vítimas civis, à libertação de prisioneiros e à rejeição da violência.

    Durante a chamada, Abbas também enfatizou a necessidade urgente de Israel parar a sua agressão em Gaza e proteger imediatamente os civis de Gaza, abrindo um corredor humanitário para o fornecimento de suprimentos médicos, água, eletricidade e combustível aos cidadãos de Gaza, informou a WAFA.

    Além disso, acrescentou que Abbas declarou que deslocar os palestinos de Gaza representaria “uma segunda catástrofe para o povo palestino”, acrescentou

    Cenário de guerra

    Israel está em guerra com o Hamas, grupo extremista palestino que controla Gaza.

    O grupo realizou ataques terroristas devastadores em Israel há uma semana.

    Abbas é o líder da Autoridade Palestina, um órgão governamental com autonomia limitada na Cisjordânia.

    Foi estabelecido nos Acordos de Oslo de 1993, um pacto de paz entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina que viu a OLP desistir da resistência armada contra Israel em troca de promessas de um Estado palestiniano independente.

    O Hamas apresenta-se como uma alternativa à Autoridade Palestiniana, que reconheceu Israel e se envolveu em múltiplas iniciativas de paz falhadas com ele.

    Veja também: Manifestantes protestam a favor da Palestina no mundo

    Tópicos