Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Premiê do Reino Unido diz que eleição geral ocorrerá na segunda metade do ano

    Cabe ao chefe de governo decidir quando votação pode ser convocada; oposição trabalhista tem liderado em pesquisas de opinião

    Rishi Sunak na Downing Street
    Rishi Sunak na Downing Street Leon Neal/Getty Images

    Elizabeth PiperMuvija Mda Reuters

    em Londres

    O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse nesta quarta-feira (22) que uma eleição nacional será realizada no segundo semestre do ano quando perguntado sobre rumores no parlamento de que o líder britânico poderia convocar uma votação para ocorrer no verão.

    Sunak disse repetidamente que uma eleição será realizada no segundo semestre de 2024, e afirmou isso novamente quando foi perguntado sobre os rumores na Câmara dos Comuns nesta quarta-feira (22). Outubro ou novembro foram vistos como o momento mais provável pela maioria dos especialistas.

    “Alerta de spoiler: haverá uma eleição geral no segundo semestre deste ano”, disse Rishi Sunak ao parlamento.

    Mas rumores circularam pelo parlamento nesta quarta-feira (22), entre parlamentares e jornalistas, de que ele poderia se organizar mais cedo e convocar uma eleição nacional no início de julho.

    O secretário de imprensa de Sunak recusou-se a ser atraído pelos rumores.

    “Eu sei que há muito interesse nisso, como tem havido praticamente todas as semanas nos últimos cinco meses, vou dizer a mesma coisa que sempre disse, que é que não vou descartar nada dentro ou fora”, disse ela.

    O Partido Trabalhista de Keir Starmer manteve uma liderança de cerca de 20 pontos nas pesquisas de opinião desde o final de 2021, antes de Sunak assumir o cargo em outubro de 2022 e após o escândalo de Boris Johnson e a reviravolta do mandato de 49 dias de Liz Truss.