Enquanto tropas tentam chegar à capital, uma das localidades que mais sofre com ataques atribuídos a tropas russas é a cidade portuária ao sul do país, Mariupol. Autoridades da cidade dizem que as forças russas começaram a lançar bombas em uma região chamada de “corredor verde”, designado para retirar os moradores da cidade.
Prefeitura de Kiev diz que cidade está cercada por áreas de fortes combates
Prefeito também afirmou que um a cada dois moradores já deixou a cidade, que está atualmente com dois milhões de habitantes
A administração regional de Kiev afirma que existem várias rotas, além da capital ucraniana, que estão perigosas por causa de combates intensos, incluindo na principal rodovia para o oeste de Zhytomyr e a cidade de Makariv. O órgão da prefeitura disse que as áreas ao norte permanecem entre as mais arriscadas, incluindo os subúrbios das cidades de Bucha, Irpin e Gostomel, bem como o distrito de Vyshorod, mais ao norte da capital.
Assentamentos ao redor de Brovary, que fica do outro lado do rio Dnieper, a leste da capital, também foram alvos de ataques, afirmou a administração da cidade.
“A evacuação através de corredores humanitários de Bucha, Irpin, Hostomel e Borodianka está planejada hoje”, disse o governo, após um sucesso limitado na evacuação de civis dessas áreas na quarta-feira.
Separadamente, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, declarou na televisão ucraniana que “o principal objetivo dos russos é capturar Kiev”. “A tarefa deles desde o primeiro dia de guerra é cercar Kiev, cercá-la e depois continuar atacando, derrubando o governo”, disse o administrador da cidade.
“Os planos deles não estão sendo realizados, graças aos nossos homens que estão agora em Bucha, Vorzel, Irpin, Hostomel, onde lutas ferozes estão ocorrendo. Os nossos homens estão frustrando todos os planos de cercar Kiev”, disse Klitschko.
Ele também falou sobre os refugiados que deixam a capital. “Um a cada dois moradores de Kiev deixam a cidade. Há pouco menos de dois milhões de habitantes agora em Kiev”, afirmou o prefeito.
“Agora Kiev se tornou uma fortaleza, todas as ruas e todos os edifícios”, destacou.
Comboio russo ao redor de Kiev tem feito poucos progressos
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse nesta quinta-feira (10) que o comboio russo a noroeste de Kiev fez poucos progressos em mais de uma semana e está sofrendo perdas contínuas.
À medida que as baixas aumentam, o presidente russo, Vladimir Putin, será forçado a recorrer às forças armadas e outras fontes para substituir as perdas, completou o ministério britânico em uma declaração.
“Neste momento, o bombardeio aéreo de Mariupol está em andamento”, disse Petro Andryushchenko, assessor do prefeito de Mariupol.
O representante da prefeitura ainda afirmou que os ataques aéreos estavam sendo realizados para destruir a infraestrutura rodoviária e isolar completamente a cidade.
Na quarta-feira (9), o Ministério da Defesa russo afirmou que suas forças avançaram em vários distritos ao redor de Mariupol. Mas, até o momento, não há declarações sobre a alegação ucraniana de ataques contra a cidade.