Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Le Pen encurta distância para Macron a poucos dias do 1º turno, segundo pesquisas

    Franceses irão às urnas no domingo (10); pesquisas indicam segundo turno entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen

    Renata Souzada CNN , em São Paulo

    Faltando poucos dias para a eleição presidencial na França, as pesquisas de intenção de voto indicam que a disputa está mais acirrada. Embora o atual presidente, Emmanuel Macron (República em Marcha), permaneça como favorito, a segunda colocada, Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional), vem diminuindo a diferença percentual.

    Os eleitores irão às urnas no próximo domingo (10) para o primeiro dia de votação. Se nenhum dos candidatos atingir 50% dos votos, como indicam as pesquisas, os dois melhores colocados se enfrentarão em segundo turno, a ser realizado duas semanas depois, no dia 24.

    Segundo o Instituto Ifop, na quinta-feira (7) Macron possuía 26,5% das intenções de voto, contra 24% de Le Pen. No dia anterior, os percentuais eram de 27% e 23,5%, respectivamente. O terceiro colocado é o candidato da extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa), com 17,5% dos votos.

    Caso essa projeção se concretize, o atual presidente e a candidata do Reagrupamento Nacional enfrentarão um segundo turno mais disputado do que em 2017. De acordo com a pesquisa Ifop do dia 7, Macron seria eleito com 52% dos votos contra 48% de Le Pen em um eventual segundo turno.

    A pesquisa semanal da Harris Interactive-Toluna indica um cenário parecido. No dia 4, os números eram 26,5% para Macron, 23% para Le Pen e 17% para Mélenchon. Segundo dados da corporação, o atual presidente perdeu 4 pontos desde 9 de março, quando atingiu 30,5% das intenções de voto expressas.

    Ainda assim, a Harris Interactive conclui que seis em cada dez franceses acreditam que Macron será eleito para o segundo mandato.

    Já a pesquisa da Ipsos, em parceria com a Sopra Steria –feita para o Cevipof, a Fundação Jean Jaurès e o jornal “Le Monde”– entre os últimos dias 2 e 4 o cenário tinha Emmanuel Macron com 26,5% dos votos; Marine Le Pen com 21,5% e Jean-Luc Mélenchon com 16%.

    Também no levantamento da Ipsos a vantagem de Macron diminuiu, caindo 11 pontos entre o início de março e a pesquisa mais recente.

    Tópicos