Portugal registra mais de mil mortes relacionadas ao calor
Diversos países da Europa divulgaram alertas sobre ondas de calor; termômetros ultrapassaram 40°C na semana passada
Portugal registrou mais de mil mortes relacionadas à atual onda de calor, com a maior autoridade sanitária nacional alertando nesta terça-feira (19) que o país precisa se preparar para lidar com os efeitos das mudanças climáticas enquanto as temperaturas continuam a subir.
“Portugal está entre uma das áreas do globo que podem ser as mais afetadas pelo calor extremo”, afirmou Graça Freitas, diretora-geral de Saúde do país à Reuters. “Precisamos estar mais e mais preparados para os períodos de altas temperaturas”, complementou.
O país está sendo afetado gravemente pela seca, que ajudou os termômetros a ultrapassarem os 40ºC na semana passada. Embora a temperatura tenha caído nos últimos dias, Freitas ressaltou que permanecem acima dos níveis normais para esta época do ano.
A Diretoria Geral de Saúde (DGS) reportou 238 mortes por conta da onda de calor entre 7 e 13 de julho, mas Freitas pontuou que o número de fatalidades subiu para 1.063 no período até 18 de julho.
As altas temperaturas, a seca contínua e a administração deficitária das florestas são causas dos diversos incêndios florestais espalhados por Portugal. Bombeiros também combatem incêndios em outros países do sul da Europa, como a Espanha.
Carlos Antunes, pesquisador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, disse em entrevista que os dados mostram que as pessoas mais velhas são as que têm o maior risco de morrer por conta de ondas de calor.
Veja imagens da Europa durante a onda de calor:
- 1 de 6
Pessoas se refrescam perto da piscina quando a onda de calor atinge Londres, Reino Unido, em 18 de julho de 2022 • Anadolu Agency via Getty Images
- 2 de 6
19 de julho - Reino Unido experimentou sua temperatura mais alta registrada, 40,3ºC • In Pictures via Getty Images
- 3 de 6
Moradores dão um mergulho em uma piscina para se refrescar do lado de fora de sua casa em 19 de julho de 2022 em Leeds, Reino Unido. • Getty Images
-
- 4 de 6
Um urso Kamchatka mordisca sua bomba de gelo no zoológico de Hagenbeck, na Alemanha • dpa/picture alliance via Getty I
- 5 de 6
Um menino se refresca com água em uma fonte de água durante a onda de calor que continua em Colônia, Alemanha • Ying Tang/NurPhoto /Getty Images
- 6 de 6
Pessoas se refrescam no River Wharfe em 19 de julho de 2022 em Burnsall, Reino Unido • Getty Images
-