Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polônia prepara trem médico e leitos hospitalares para ucranianos

    Ministro da Saúde do país disse que há 120 hospitais que podem receber feridos pelo conflito

    Anna Wlodarczak-Semczukda Reuters

    A Polônia está preparando um trem médico para transportar ucranianos feridos no ataque da Rússia, disse o Ministério da Saúde do país, acrescentando que os hospitais poloneses estão prontos para receber milhares de pacientes.

    As forças russas invadiram a Ucrânia nesta quinta-feira (24), atacando por terra, mar e ar no maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial e levando os ucranianos a fugir de suas casas.

    “A Polônia está se preparando para aceitar imigrantes da Ucrânia, incluindo cidadãos ucranianos afetados pelo conflito armado“, disse o Ministério da Saúde em um e-mail enviado à agência de notícia Reuters.

    Na Ucrânia, explosões foram ouvidas antes do amanhecer e durante toda a manhã na capital Kiev, uma cidade com três milhões de habitantes. Tiros ecoaram, sirenes soaram e a estrada que saía da cidade ficou congestionada com o tráfego enquanto os moradores fugiam.

    “Faremos tudo para garantir que todas as pessoas que entrarem no território da Polônia tenham acesso aos cuidados de saúde, incluindo hospitalização. Os leitos estão sendo preparados nos hospitais para a admissão dos feridos”, acrescentou o ministério polonês.

    O ministro da Saúde da Polônia, Adam Niedzielski, disse que o país preparou uma lista de 120 hospitais onde as pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia podem ser tratadas.

    “No total, estimamos no momento que seria possível admitir vários milhares de pacientes feridos como resultado das hostilidades, incluindo aqueles gravemente feridos”, disse Niedzielski em entrevista ao site wp.pl.

    Ele também disse que a Polônia está preparando um trem especial para transportar os feridos, equipado com equipamentos e pessoal médico, uma solução nunca antes usada na Polônia.

    “Exercícios para usá-lo estão planejados para os próximos dias. Ele recolherá os feridos da fronteira com a Ucrânia”, pontuou.

    Niedzielski também disse que a Polônia está considerando a possibilidade de usar hospitais temporários de Covid instalados em feiras e estádios.

    “Hospitais temporários e seu papel futuro estão sendo considerados para que também possam ser usados ​​no caso de cenários mais sombrios se tornarem realidade. No momento, há cada vez menos pacientes com Covid-19”, finalizou.

    Tópicos