Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Políticos repercutem eleição de Santiago Peña para a presidência do Paraguai; veja

    Com 96,84% dos votos apurados, Peña e seu vice, Pedro Alliana, obtiveram 1.249.907 votos, 42,79% do percentual total de votos

    Da CNN , em São Paulo

    As eleições realizadas neste domingo (30), no Paraguai, deram a vitória à corrida pela presidência ao governista Santiago Peña, do Partido Colorado.

    Com 96,84% dos votos apurados, Peña e seu vice, Pedro Alliana, obtiveram 1.249.907 votos, 42,79% do percentual total de votos, segundo dados do sistema de Transmissão de Resultados Preliminares Eleitorais (TREP).

    Com o resultado, o Partido Colorado segue sua hegemonia na política paraguaia, com uma breve interrupção entre 2008 e 2012, quando o esquerdista Fernando Lugo ocupou a presidência do país vizinho. Ele deixou o cargo após um processo de impeachment.

    O atual presidente do Paraguai, Marito Abdo, afirmou, em publicação no Twitter: “Trabalharemos para iniciar uma transição ordenada e transparente que fortaleça nossas instituições e a democracia do país.”

    Após a vitória eleitoral, alguns líderes do continente expressaram mensagens de apoio:

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou mensagem no Twitter desejando boa sorte ao presidente eleito. “Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade”, disse Lula.

    O presidente do Chile, Gabriel Boric, parabenizou Peña em publicação no Twitter. “Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer as relações entre nossos países e toda a América Latina!”, disse Boric.

    Alberto Fernández, chefe de Estado da Argentina, afirmou ter conversado com o presidente eleito por telefone após a vitória. “Saúdo com afeto todos os nossos irmãos e desejo-lhes um grande futuro. A América Latina deve se unir, a integração é o caminho”, afirmou em publicação no Twitter.

    Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, mencionou o trabalho conjunto para impulsionar as economias dos países. “Vamos continuar trabalhando junto com o Paraguai para complementar nossas economias. Esperamos fortalecer conjuntamente nossa região para se abrir para o mundo”, disse.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Marlon Sorto e Sanie López-Garelli)

    Tópicos