Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Políticos brasileiros comentam vitória de Javier Milei na Argentina

    Parlamentares ligados a Lula lamentaram o resultado; Bolsonaro e sua base foram às redes para celebrar onda conservadora

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    Após Javier Milei ter sido declarado novo presidente da Argentina neste domingo (19), políticos brasileiros foram às redes sociais para comentar o resultado.

    A polarização da eleição entre o ultraliberal e seu adversário, Sergio Massa, refletiu o tom dos comentários.

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parlamentares do seu campo político parabenizaram a vitória do candidato de extrema direita Milei enquanto deputados da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentaram o resultado.

    Lula, por sua vez, desejou, neste domingo (19), boa sorte ao novo governo da Argentina sem citar o nome do presidente eleito.

    O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que a vitória de Milei “é a repetição de uma tragédia”.

    Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, afirmou que Milei representa um “novo e duríssimo teste” para a democracia da Argentina.

    Para a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), a vitória de Milei é “um duro golpe nas lutas por direitos e liberdades democráticas na América Latina”.

    “Esperança volta a brilhar”, diz Bolsonaro

    Jair Bolsonaro parabenizou Javier Milei pela eleição na Argentina e disse que a “esperança volta a brilhar” no país após a população escolher o novo representante.

    Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o resultado do pleito na Argentina representa uma vitória contra a esquerda e o comunismo e “um passo decisivo rumo à liberdade” na América Latina.

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) parabenizou a Argentina pela escolha de Milei para comandar o país até 2028 e pediu que o Brasil aprenda com seus vizinhos.

    Damares Alves (Republicanos-DF), senadora e ex-ministra de Bolsonaro, comemorou a vitória de Milei e desejou “que a onda conservadora avance por todo continente”.

    Veja também: Sergio Massa liga para Milei e admite derrota