Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pessoa é morta a tiros na Universidade da Carolina do Norte; suspeito é preso

    Instituição de ensino foi liberada, mas todos os eventos e aulas nesta segunda foram cancelados

    Polícia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill procura “pessoa armada e perigosa no campus ou perto dele”
    Polícia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill procura “pessoa armada e perigosa no campus ou perto dele” WTVD

    Sara SmartJason Hannada CNN

    Um “membro do corpo docente” da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos, foi morto a tiros no campus na tarde desta segunda-feira (28), e um suspeito está sob custódia, segundo uma autoridade da escola. Todos os eventos e aulas nesta segunda e terça-feira (29) foram cancelados.

    Houve relatos de tiros disparados às 13h02 (horário local), em laboratórios do local, e um suspeito foi levado sob custódia pouco depois das 14h30, segundo o chanceler Kevin Guskiewicz em uma entrevista coletiva.

    “Esta perda é devastadora e o tiroteio prejudica a confiança e a segurança que tantas vezes consideramos garantidas na comunidade do nosso campus. Trabalharemos para reconstruir esse sentimento de confiança e segurança em nossa comunidade”, afirmou Guskiewicz.

    Os nomes do docente morto e do suspeito não foram divulgados e ainda são apurados os motivos do tiroteio, disse o chefe de polícia da universidade, Brian James. A arma usada também não foi encontrada.

    Veja também — Atirador que matou 3 negros nos EUA comprou armas legalmente, diz polícia

    Mais cedo, a polícia chegou a procurar por uma “pessoa armada e perigosa no campus ou perto dele” após uma denúncia. Horas mais tarde, a universidade informou que o campus foi liberado.

    As forças de segurança enviaram um alerta aos estudantes para que se abrigassem, por volta das 13h (horário local), acrescentando posteriormente que havia um suspeito foragido.

    “Permaneça protegido. Esta é uma situação em desenvolvimento. Suspeito foragido”, disse a universidade em alerta enviado pouco antes das 14h30 (horário local), cerca de 90 minutos após o envio do primeiro alerta.

    A polícia da instituição de ensino pontuou que estava procurando uma “pessoa de interesse” e aconselhou manter distância dela.

    O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, referiu-se à situação como um “tiroteio” em uma postagem no X — antigo Twitter. Ele pontuou que serão fornecidos “todos os recursos estatais necessários para capturar o atirador e proteger o campus da UNC”.

    Policiais armados foram vistos no campus

    A polícia universitária aconselhou todos os estudantes a permanecer em locais fechados, fechar janelas e portas e esperar até novo aviso, segundo um e-mail. Uma testemunha no campus disse à CNN que eles estavam trancados em seu prédio e viram policiais armados vasculhando o local.

    Um vídeo da WRAL, afiliada da CNN, em Chapel Hill, mostrou um grande número de veículos policiais no campus com as luzes piscando. Também foram vistas pessoas saindo dos prédios próximos em fila única com os braços para cima.

    Pouco depois das 15h30 (horário local), grupos de estudantes caminhavam casualmente pela calçada, mostra o vídeo.

    Esta é a segunda semana do semestre de outono na universidade, que tem um corpo discente de cerca de 32 mil pessoas, junto com mais de 4 mil professores e 9 mil funcionários.

    *Steve Almasy, Devon M. Sayers and Evan Perez, da CNN, contribuíram para esta reportagem

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original