Polícia classifica explosão no Reino Unido como incidente terrorista
Suspeito levava dispositivo explosivo dentro de um táxi e foi o único a morrer quando o veículo explodiu nos arredores do Hospital Feminino de Liverpool
A polícia do Reino Unido declarou que a explosão do lado de fora de um hospital em Liverpool foi um incidente terrorista e acredita que o episódio ocorreu quando um homem levou um dispositivo explosivo improvisado para dentro de um táxi.
Os policiais afirmaram nesta segunda-feira (15) que um passageiro teria entrado no veículo com um artefato explosivo que disparou repentinamente. O suspeito morreu, mas o taxista conseguiu escapar. A polícia prendeu quatro homens, todos na casa dos 20 anos, que segundo as autoridades podem conhecer a identidade do suspeito.
A ministra do Interior, Priti Patel, ressaltou que o nível de terrorismo no Reino Unido aumentou de “substancial” para “grave” após a explosão, o que significa que um ataque é “altamente provável”. Ela observou ainda que a explosão marcou o segundo incidente terrorista da Grã-Bretanha em um mês, após o assassinato do legislador David Amess em outubro.
Segundo as autoridades, o incidente começou quando o motorista do táxi pegou um passageiro em uma rua residencial na cidade de Liverpool, no noroeste da Inglaterra. Um homem entrou e pediu para ser levado ao Hospital Feminino de Liverpool, a uma curta distância de carro, disse o chefe assistente Russ Jackson, da força de polícia contra terrorismo, em uma entrevista coletiva, nesta segunda.
“Nossas investigações indicam que um dispositivo explosivo improvisado foi fabricado e a suspeita até agora é de que ele foi construído pelo passageiro do táxi”, disse Jackson.
Imagens da câmera de vigilância parecem mostrar o táxi diminuindo a velocidade até parar no estacionamento do hospital alguns minutos depois, antes que a explosão repentina acontecesse. Um homem é visto saindo do carro antes que o veículo seja rapidamente envolvido pelas chamas.
O hospital é especializado em saúde feminina, incluindo obstetrícia e cuidados pós-natal, ginecologia e interrupção de gravidez. O local realiza o parto de cerca de 8.500 bebês, além de 10.000 procedimentos ginecológicos a cada ano, de acordo com seu site.
A polícia disse que a motivação para o incidente não é clara e não confirmou se o hospital era o alvo. Russ Jackson afirmou ainda que está “ciente” de que o evento aconteceu próximo ao Domingo de Memória, que comemora os mortos ingleses em guerras.
Ele confirmou que dois endereços foram revistados na cidade após a explosão e “itens significativos foram encontrados” pelos policiais.
Três homens – com idades de 29, 26 e 21 anos – foram presos, e um quarto homem, de 20 anos, foi detido posteriormente.
O motorista do táxi foi elogiado pelo primeiro-ministro Boris Johnson por evitar uma tragédia maior, afirmando que o taxista “se comportou com incrível presença de espírito e bravura”.
*Texto traduzido. Clique aqui para ler o original, em inglês