Temperaturas recordes de onda de calor na Europa causam danos e preocupação
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos efeitos da onda de calor no continente e da incidência de eventos climáticos extremos
Pelo menos 21 países europeus emitiram alerta de calor ao longo desta semana, em meio à alta das temperaturas durante o verão no continente. Os termômetros do Reino Unido registraram mais de 40° C, um recorde histórico para o país. A situação chegou a obrigar autoridades a fechar temporariamente um aeroporto e linhas de trem.
O tempo quente, aliado ao ar seco, também provocou incêndios em diversos países da região. O problema também causa preocupação em outras partes do mundo, incluindo o estado norte-americano da Califórnia, que entrou em estado de alerta. Ondas de calor também foram registradas nos últimos meses em países como Índia, Paquistão e Japão.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos danos causados pelo aumento das temperaturas na Europa e da preocupação com a frequência cada vez maior de eventos climáticos extremos.
Para descrever as possíveis causas desses fenômenos climáticos e as perspectivas para o futuro, participam deste episódio a correspondente da CNN Brasil em Londres Denise Odorissi e o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)