Como focos de tensão internacional colocam em risco a estabilidade global
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama de diferentes conflitos que mobilizam a atenção de líderes mundiais e causam preocupação
Uma série de focos recentes de tensão tem mobilizado a atenção de líderes mundiais e causado preocupação na comunidade internacional. A guerra da Rússia na Ucrânia é um deles. O conflito está prestes a completar seis meses e, além da falta de perspectivas de um fim para a ofensiva militar, os temores de que os combates possam causar um acidente nuclear cresceram após bombardeios na região da usina de Zaporizhzhia.
A escalada da tensão entre China e Estados Unidos é outra fonte de instabilidade nas relações internacionais. Uma série de exercícios militares de ambos os lados sinaliza as desavenças entre os dois países, depois da reação chinesa aos acenos recentes de autoridades norte-americanas a Taiwan.
As consequências de um ano da volta do Talibã ao poder no Afeganistão e a necessidade de uma coordenação global para conter as mudanças climáticas também são temas que deixam o mundo em alerta.
Para traçar um balanço de como esses assuntos se relacionam, este episódio do E Tem Mais conta com a participação do analista da CNN Lourival Sant’Anna.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicado por Diego Toledo)