Europa estuda veto a produtos que desmatam; EUA e China prometem evitar conflito
Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional
A Comissão Europeia propôs nesta semana uma lei com o objetivo de impedir a importação de commodities ligadas ao desmatamento, exigindo que as empresas provem que suas cadeias de oferta globais não estão contribuindo para a destruição das florestas. O não cumprimento pode resultar em multas de até 4% do faturamento de uma empresa em um país da União Europeia. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Europeu, que reúne os 27 países, e pelo Parlamento Europeu.
A semana também foi marcada por uma reunião remota entre os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, que conversaram por cerca de três horas e meia e se comprometeram a evitar um conflito militar entre os dois países. O líder chinês advertiu o governo norte-americano a não se intrometer no assunto de Taiwan, e Biden se queixou das práticas comerciais e violações de direitos humanos na China.
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna apresenta uma análise dos possíveis desdobramentos da proposta europeia contra o desmatamento e do novo diálogo entre Estados Unidos e China. O podcast destaca ainda a conclusão da COP26 (26ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), que terminou com as tão esperadas regras para o mercado de carbono, mas sem compromissos substanciais de financiamento do clima. E o episódio inclui ainda um balanço sobre a derrota do governo de Alberto Fernández nas eleições legislativas na Argentina.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)