Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pilotos ucranianos já treinam nos jatos F-16, diz União Europeia

    Alto representante do bloco europeu, Josep Borrell, afirmou que militares realizam o treinamento em vários países; segundo ele, "porta está aberta" para o fornecimento de jatos para as força de Kiev

    Alto representante para Assuntos Externos da UE, Josep Borrell, falou sobre o treinamento de ucranianos
    Alto representante para Assuntos Externos da UE, Josep Borrell, falou sobre o treinamento de ucranianos Dursun Aydemir/Anadolu Agency via Getty Images

    James FraterLindsay Isaacda CNN

    Pilotos ucranianos começaram a receber treinamento em caças F-16 em vários países da União Europeia, segundo o alto representante do bloco, Josep Borrell.

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aliados para a aeronave enquanto Kiev busca melhorar suas defesas contra ataques aéreos russos.

    Falando a caminho de uma reunião de ministros da Defesa da UE em Bruxelas na terça-feira, Borrell disse que o treinamento “levará tempo, mas quanto mais cedo melhor”.

    Embora a ideia tenha sido inicialmente recebida com relutância por parte dos aliados da Ucrânia, Borrell disse que agora a porta está aberta para o fornecimento de jatos e espera um resultado semelhante ao da doação de tanques Leopard 2, que também passou por um período de incerteza.

    No início das negociações sobre o envio dos tanques Leopard 2 de fabricação alemã para Kiev, Borrell disse que muitos países estavam “relutantes”. Mas “no final”, acrescentou, “vem a decisão de fornecer esse apoio militar porque é absolutamente necessário para que a Ucrânia continue se defendendo”.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original