Pilotos de aeronaves que colidiram eram experientes, dizem autoridades
Acidente ocorrido na quarta-feira (29) não deixou sobreviventes
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Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Reuters
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Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images
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Avião caído no rio após colisão com helicóptero. • Andrew Harnik/Getty Images
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Mapa mostra rota do avião da American Airlines e do helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA • Murillo Ferrari
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Buscas após acidente aéreo em Washington • 30/1/2025 Divulgação via REUTERS
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Equipes de busca trabalham após colisão do voo 5342 da American Eagle e um helicóptero Black Hawk que caíram no Rio Potomac • 30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria
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Equipes fazem buscas em destroços de avião e helicóptero após colisão nos Estados Unidos • Reuters
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Barco de equipes de resgate próximo a destroços de helicóptero militar após colisão com avião de passageiros nos Estados Unidos • Reuters
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Esquipes de resgate atuam após colisão entre avião e helicóptero nos Estados Unidos • Reuters
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Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
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Imagens aéreas da Maxar mostram destroços de aeronaves após colisão entre helicóptero e avião nos Estados Unidos • Maxar
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Modelo do Helicóptero H-60M Black Hawk que colidiu com avião na noite de quarta-feira (29) nos EUA. • Reproudução
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Modelo da aeronave Canadair Regional Jet 700 que colidiu com helicóptero nos EUA. • Reprodução
O helicóptero Black Hawk que colidiu com um avião de passageiros na quarta-feira (29) à noite estava em um voo anual de treinamento de proficiência, afirmou o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, nesta quinta-feira (30).
O Pentágono está retendo nomes e patentes dos membros da tripulação até que os parentes mais próximos sejam notificados, disse Hegseth, mas “era uma tripulação bastante experiente que estava fazendo uma avaliação noturna anual obrigatória. Eles tinham óculos de visão noturna.”
Ainda segundo Hegseth, a unidade, o 12º Batalhão de Aviação, está atualmente em uma pausa operacional, até que o que aconteceu seja revisto. Uma investigação buscará determinar se o helicóptero estava no corredor adequado e na altitude correta no momento do incidente, ele observou.
Conforme informado à Fox pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, a tripulação incluía um oficial, um subtenente e um chefe de tripulação.
O secretário de transportes Sean Duffy não tinha informações disponíveis nesta quinta-feira de manhã sobre o registro de voo do pessoal do helicóptero Blackhawk, mas disse que o fato de ter sido classificado como uma missão de treinamento não significa que eles eram inexperientes.
De acordo com o oficial do Exército Jonathan Koziol, um especialista aposentado em aviação CW5 e chefe de gabinete da Diretoria de Aviação do Exército, o piloto instrutor do helicóptero tinha cerca de mil horas de voo. Já o copiloto tinha cerca de 500 horas.
“Chamamos essas missões que são voadas na área de DC, pois nossos pilotos estão ganhando horas e experiência, de missões de treinamento”, disse Duffy, “então não leve em conta quantas horas os pilotos da aeronave militar tinham.”
Pilotos do jato também eram experientes
O CEO da American Airlines deu uma declaração similar, e afirmou que os dois pilotos a bordo do voo 5342 da American Airlines não eram novatos em voos comerciais complexos.
“Esses são pilotos experientes”, disse Robert Isom. “Sei que o capitão tinha quase seis anos de seviço na PSA Airlines, e o primeiro oficial quase dois anos.”
A PSA Airlines, que opera o voo 5342, é uma companhia aérea regional de propriedade e operada integralmente pela American Airlines.