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    Petroleiro volta a flutuar após encalhar no Canal de Suez, no Egito

    Falha técnica no leme levou ao problema na quarta-feira (31)

    Navio no Canal de Suez
    Navio no Canal de Suez Gehad Hamdy/Picture Alliance/Getty Images

    Yousri MohamedYasmin HusseinYomna EhabNafisa Eltahirda Reuters

    no Cairo

    Rebocadores auxiliaram um petroleiro que ficou brevemente encalhado no Canal de Suez, no Egito, na noite de quarta-feira (31), após uma falha técnica em seu leme, informou a Autoridade do Canal de Suez (SCA em inglês).

    A embarcação de 252 metros, Affinity V, derivou para obstruir a seção Sul do canal enquanto viajava em um comboio de navios por volta das 14h, pelo horário de Brasília, disseram fontes do canal.

    Fontes da SCA disseram pouco depois das 19h que o tráfego voltou ao normal.

    O incidente ocorreu no mesmo trecho de pista única do canal onde um navio de carga gigante, o Ever Given, encalhou em março de 2021 e ficou preso por seis dias, interrompendo o comércio global.

    De acordo com o serviço de monitoramento de navios TankerTrackers, o navio-tanque Aframax Affinity V parecia ter perdido o controle enquanto se dirigia para o Sul.

    “Ele temporariamente obstruiu o tráfego e agora está voltado para o Sul novamente, mas se movendo lentamente pela assistência do rebocador”, disse TankerTrackers no Twitter logo após a notícia da operação.

    A SCA divulgou um vídeo mostrando seu presidente, Osama Rabie, em uma sala de controle onde a equipe estava trabalhando para resolver o problema, e imagens do petroleiro sendo escoltado no canal por rebocadores.

    Na manhã desta quinta-feira (1º), os dados de rastreamento de navios da Refinitiv e o site Marine Traffic mostraram que o Affinity V havia passado pelo canal e estava no Golfo de Suez.

    O navio-tanque com bandeira de Singapura estava indo para o porto de Yanbu, no Mar Vermelho, na Arábia Saudita, disseram os sites de rastreamento.

    Depois que o Ever Given encalhou, a SCA anunciou planos acelerados para expandir o canal, incluindo a extensão de um segundo canal que permite a passagem de navios em ambas as direções ao longo de parte de seu curso e aprofundamento de um canal existente.

    As obras de expansão devem ser concluídas em 2023.

    (Redação: Aidan Lewis; Edição de Christian Schmollinger, Himani Sarkar e David Goodman)