Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Peter Higgs, físico britânico ganhador do Nobel, morre aos 94 anos

    Laureado propôs a existência da bóson de Higgs, que ficou conhecida como "partícula de Deus"

    O físico britânico ganhador do Nobel, Peter Higgs, morre aos 94 anos
    O físico britânico ganhador do Nobel, Peter Higgs, morre aos 94 anos REUTERS

    Da CNN Brasil

    Peter Higgs, professor e físico britânico ganhador do Nobel, morreu nesta segunda-feira (8), aos 94 anos. A notícia foi divulgada nesta terça (9). Segundo comunicado oficial, Higgs faleceu de forma tranquila, em casa, após uma breve doença.

    O físico ficou conhecido mudialmente por prever a existência de uma nova partícula – o chamado bóson de Higgs – em 1964.

    A existência da partícula só foi confirmada 50 anos depois, em 2012, com experimentos no Grande Colisor de Hádrons em Cern, a Organizaçao Europeia para a Investigação Nuclear, o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na Suíça.

    Higgs foi premiado com o Prêmio Nobel de Física por este trabalho em 2013, em conjunto com Francois Englert. Peter também foi um grande professor e mentor, inspirando gerações de jovens cientistas.

    “Peter Higgs era um indivíduo notável – um cientista verdadeiramente talentoso cuja visão e imaginação enriqueceram nosso conhecimento do mundo que nos rodeia”, disse o Professor Sir Peter Mathieson, diretor e vice chanceler da Universidade de Edimburgo. “Seu trabalho pioneiro motivou milhares de cientistas, e seu legado continuará a inspirar muitos mais para as próximas gerações”, finalizou.