Pete Hegseth toma posse como secretário de Defesa dos EUA
Vice-presidente JD Vance desempatou votação para confirmar indicação de Donald Trump


Pete Hegseth tomou posse como secretário de Defesa dos Estados Unidos neste sábado (25), após ser confirmado para o cargo por uma votação estreita no Senado na sexta-feira (24).
De toda forma, essa é uma vitória significativa para o presidente Donald Trump após forte oposição de democratas e até mesmo alguns republicanos.
A votação para confirmar a indicação de Hegseth ficou empatada por 50 votos a favor e 50 contrários. Assim, o vice-presidente JD Vance, que também é presidente do Senado, desempatou e votou pela aprovação.
Hegseth, ex-integrante da Fox News e veterano condecorado, promete trazer grandes mudanças ao Pentágono.
Entretanto, sua liderança estará sob intenso escrutínio, após questionamentos sobre suas qualificações, temperamento e opiniões sobre mulheres em combate.
Historicamente, o cargo foi ocupado por pessoas com profunda experiência na gestão de grandes organizações e que possuem de amplo apoio bipartidário, o que não é o caso de Pete Hegseth.
O secretário vai liderar 1,3 milhão de integrantes do serviço ativo dos EUA e quase 1 milhão de civis que trabalham para o Exército americano, com um orçamento anual de quase US$ 1 trilhão.