Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pessoas saem às ruas da Bolívia após presidente pedir mobilização contra golpe

    Governo e líderes internacionais condenaram tentativa de golpe; tensões aumentam diante das próximas eleições

    Aline Fernandescolaboração para a CNN , São Paulo

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='8732078' html_id_prefix='featured_' ]

    Cenas dramáticas foram vistas nas ruas da capital da Bolívia, La Paz, nesta quarta-feira (26), depois que o presidente Luis Arce denunciou uma tentativa de golpe e pediu apoio internacional.

    Invasão de militares

    Unidades militares lideradas pelo general Juan José Zúñiga, recentemente destituído do comando militar, reuniram-se na praça central.

    Com veículos blindados, as forças armadas bolivianas chegaram a invadir o palácio presidencial, mas depois se retiraram.

    A Plaza Murillo abriga o palácio presidencial e o Congresso. Uma testemunha da agência de notícias Reuters viu um veículo blindado bater na porta do palácio presidencial e soldados entrarem correndo.

    Escalada de tensões

    As tensões têm aumentado na Bolívia diante das eleições gerais de 2025, com o ex-presidente de esquerda Evo Morales planejando concorrer contra o antigo aliado Arce – o que cria uma grande ruptura no partido socialista no poder e gera uma incerteza política mais ampla.

    Muitos não querem o regresso de Morales, que governou entre 2006 e 2019, até ser deposto em meio a protestos generalizados e substituído por um governo conservador interino.

    Depois, em 2020, Arce venceu as eleições.

    Tópicos