Pessoas disputam título de “Cidadão Mais Preguiçoso” em concurso em Montenegro
Sete participantes ainda seguem na competição, que chegou ao 20º dia nesta quinta-feira
Sete competidores deitados em esteiras disputam o cobiçado título de “Cidadão Mais Preguiçoso” em Brezna, ao norte de Montenegro, depois de quebrarem o recorde anterior, do ano passado, no concurso satírico realizado anualmente em um resort de férias.
Um recorde de 117 horas de permanência foi estabelecido na competição de 2022 na vila turística de Brezna, mas como a competição deste ano entrou no 20º dia nesta quinta-feira (7), os competidores restantes disseram que estavam determinados a continuar.
“Todos nós nos sentimos bem, excelentes, não há problemas de saúde, eles estão nos mimando, tudo o que precisamos fazer é permanecer deitados”, disse o campeão de 2021, Dubravka Aksic, 38 anos.
O concurso foi lançado há 12 anos para zombar de um mito popular que classifica os montenegrinos como preguiçosos, disse Radonja Blagojevic, organizadora e proprietária do resort.
Ela disse que os sete competidores restantes dos 21 iniciais já estão deitados há 463 horas até agora.
As regras estipulam que ficar em pé ou sentado é considerado uma violação e motivo para desqualificação imediata, mas os competidores podem ter 10 minutos a cada oito horas para ir ao banheiro.
Os concorrentes também podem ler e usar celulares e laptops.
Filip Knezevic, 23 anos, um competidor estreante da cidade de Mojkovac, no norte do país, disse estar confiante na vitória e em receber o prêmio de 1.000 euros [R$ 5.324].
“Temos aqui tudo o que precisamos, a companhia é fantástica, o tempo passa rápido”, afirmou.