Peru e Equador elegem novos presidentes neste domingo
Equador terá definição do segundo turno com disputa entre os candidatos Andrés Arauz e Guillermo Lasso
Dois países da América do Sul realizam eleições presidenciais neste domingo (11). No Peru, 18 candidatos disputam o 1º turno da eleição, enquanto o Equador terá a definição do segundo turno entre os candidatos Andrés Arauz e Gullermo Lasso.
A disputa no Peru é liderada pela filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko Fujimori, e o professor e radical de esquerda Pedro Castillo. Fujimori aparece um pouco à frente nas pesquisas, entretanto, nenhum candidato tem mais que 13% das intenções de voto. Tudo indica que o país terá um segundo turno em junho.
Os números refletem o momento conturbado no país, com hospitais lotados por conta da Covid-19 e a economia vivendo o pior momento em três décadas.
Já no Equador, o banqueiro conservador Guillermo Lasso e o economista de esquerda Andrés Arauz disputam o segundo turno. Todas as pesquisas indicam que a vitória será de Arauz, candidato apadrinhado pelo ex-presidente Rafael Correa.
A vitória de Arauz representaria um fortalecimento da esquerda na América do Sul, mas, os mercados também acompanham com bastante atenção a eleição no Equador, porque o candidato prometeu renegociar um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).