Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pequim aumenta restrições da Covid-19 para feriado do Dia do Trabalho

    Capital da China proibiu refeições em restaurantes, fechou o parque temático Universal Studios e passou a exigir testes para entrada em locais públicos

    Pessoas fazem fila para exame de detecção de Covid-19 em Pequim
    Pessoas fazem fila para exame de detecção de Covid-19 em Pequim Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

    Nectar Ganda CNN

    em Pequim

    Pequim proibiu todos os restaurantes de oferecerem refeições no local, fechou o parque temático da Universal Studios e ordenou aos moradores que forneçam um teste de Covid-19 negativo para entrar em locais públicos em uma grande escalada de restrições à medida que um feriado de cinco dias começa.

    O feriado do Dia do Trabalho, que começou neste sábado (30), tem sido tradicionalmente um período movimentado para viagens e aglomerações na China. Mas há pouco clima de feriado neste ano, já que o governo chinês aumentou sua política de “Covid zero” para combater o pior surto do país desde Wuhan.

    Muitos governos locais ordenaram que os moradores não saíssem de suas cidades, a menos que fosse absolutamente necessário, e impuseram longas quarentenas para pessoas vindas de áreas onde foram relatados casos de Covid.

    O Ministério dos Transportes da China espera que 100 milhões de viagens sejam feitas durante o feriado – uma queda de 62% em relação ao ano passado.

    Enquanto um lockdown de um mês continua na capital financeira de Xangai, a capital chinesa de Pequim está enfrentando um novo surto da variante Ômicron, que colocou autoridades e moradores no limite.

    Muitos moradores de Pequim correram para estocar alimentos e necessidades diárias na semana passada, temendo que um bloqueio no estilo de Xangai pudesse causar escassez.

    As autoridades de Pequim já realizaram várias rodadas de testagem em massa, bloquearam dezenas de comunidades residenciais e suspenderam aulas nas escolas, mas as restrições foram ainda mais reforçadas no início do feriado.

    No sábado, as autoridades de Pequim anunciaram que os serviços de refeições nos restaurantes seriam suspensos durante o período de feriado.

    Após o feriado, trabalhadores e estudantes serão obrigados a apresentar um teste de Covid negativo – feito nas últimas 48 horas – para retornar ao trabalho ou à escola.

    E a partir de 5 de maio, os moradores devem fornecer um teste Covid negativo – realizado nos sete dias anteriores – para entrar em todos os locais públicos, incluindo o transporte público.

    Todos os moradores são obrigados a fazer um teste de Covid pelo menos uma vez por semana, de acordo com autoridades.

    No domingo, o Universal Beijing Resort disse que seu parque temático Universal Studios e a zona comercial CityWalk seriam fechados imediatamente após receber “orientação” das autoridades de controle de doenças.

    Ele não disse quando o parque será reaberto.

    Pequim registrou 59 infecções locais no domingo, o maior número de casos diários em seu surto atual. A cidade registrou mais de 300 casos desde 20 de abril.

    Raiva em Xangai

    Enquanto isso, em Xangai, autoridades disseram neste domingo (1) que a transmissão comunitária na cidade havia sido “efetivamente controlada”, após mais de um mês de lockdown rigoroso que confinou a maioria de seus 25 milhões de moradores em suas casas.

    Xangai registrou 7.872 casos locais no domingo, continuando uma tendência geral de queda desde 13 de abril, disseram autoridades em entrevista coletiva. A cidade também registrou 38 novas mortes, elevando o número total de mortes do surto atual para 422.

    Nas últimas duas semanas, a cidade intensificou os esforços para enviar todos os casos para locais de quarentena do governo.

    Muitos cidadãos idosos de Xangai, alguns com doenças subjacentes graves que não podem cuidar de si mesmos, foram levados para instalações de quarentena improvisadas, provocando protestos públicos.

    O governo também instalou cercas de metal do lado de fora de prédios de apartamentos onde houve casos recentes para impedir que as pessoas saíssem, provocando ainda mais raiva.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original