Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Penúltimo dia: COP26 debate papel das cidades contra crise climática

    Alok Sharma pediu que haja celeridade nas negociações sobre o Acordo de Glawgow; documento será debatido hoje

    Denise Odorissida CNN

    em Glasgow

    Em seu penúltimo dia, a Cúpula do Clima da ONU (COP26) discute o papel das cidades e das comunidades locais para conter as mudanças climáticas.

    As discussões serão pensadas em torno de como estas áreas urbanas podem se adaptar e implementar ações que estejam alinhadas a limitação do aquecimento global a 1,5ºC até 2100.

    A programação oficial do evento começou nesta manhã. Entre os anúncios já feitos, há uma doação do governo britânico para cidades da América Latina, da África e da Ásia para que coloquem em prática as soluções determinadas pela Cúpula.

    As discussões vão se esquentar no final da tarde, quando será debatido o rascunho do Acordo de Glasgow divulgado na quarta-feira (10). Ainda há muitos pontos de discordância entre os países presentes. Por volta das 18h do horário local, está agendada, também, a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, na conferência.

    A expectativa é que a COP26 se encerre amanhã, na sexta-feira (12). Por isso, o presidente da Cúpula, Alok Sharma, pediu que haja celeridade nestas negociações para que acabem dentro do prazo. Essa questão ainda é bastante incerta, uma vez que não há como prever se haverá a necessidade de mais tempo até que todos cheguem em um acordo.