Pelosi defende desnuclearização da Coreia do Norte e planeja visitar fronteira coreana
Em declaração conjunta com o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, líder da Câmara americana expressou preocupação com ameaças nucleares do regime de Kim Jong Un
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e seu colega sul-coreano prometeram nesta quinta-feira (4) apoiar os esforços para manter uma forte dissuasão contra a Coreia do Norte e alcançar sua desnuclearização.
Uma declaração conjunta foi emitida depois que Pelosi se encontrou com o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Kim Jin-pyo, em Seul, na qual eles expressaram preocupações com a evolução das ameaças nucleares do Norte.
Pelosi chegou à Coreia do Sul na noite de quarta-feira (3) após uma breve parada em Taiwan, e se encontrou com funcionários da embaixada dos EUA em Seul na quinta-feira antes de conversar com Kim e outros legisladores.
Ainda nesta quinta-feira, Pelosi planeja visitar a Área de Segurança Conjunta perto da fronteira intercoreana fortemente fortificada, patrulhada em conjunto pelo Comando da Organização das Nações Unidas (ONU) liderado pelos EUA e pela Coreia do Norte, disse uma autoridade sul-coreana.
A líder da Câmara seria a autoridade de mais alto nível dos EUA a visitar a área desde o encontro entre o ex-presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un lá em 2019.