Pelo menos oito pessoas morrem após inundações na Índia
Acidente aconteceu quando as vítimas estavam imergindo uma imagem da deusa hindu Durga, no rio Mal


Pelo menos oito pessoas morreram após enchentes repentinas atingirem um rio no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, nesta quarta-feira (5), no mais recente incidente de fortes chuvas sazonais que causaram estragos no sul da Ásia.
Cerca de 70 pessoas foram resgatadas por equipes de socorro a desastres, enquanto outras 13 estavam em tratamento em um hospital regional, escreveu o ministro-chefe de Bengala Ocidental, Mamta Banerjee, pelas redes sociais nesta quinta-feira (6).
O acidente aconteceu quando as pessoas estavam imergindo uma imagem da deusa hindu Durga no rio Mal, no distrito de Jalpaiguri, no estado, como parte de festividades religiosas, disse Banerjee.
“Angustiado pelo acidente durante as festividades de Durga Puja em Jalpaiguri, Bengala Ocidental. Condolências àqueles que perderam seus entes queridos”, escreveu o primeiro-ministro Narendra Modi no Twitter ao anunciar um pacote de compensação além do governo estadual.
As partes leste e nordeste da Índia receberam 128% mais chuva do que o normal na quarta-feira, com alguns lugares recebendo até 90 milimetros de chuva, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, que prevê chuva forte em Bengala Ocidental e estados próximos nos próximos três a quatro dias.
Os países do sul da Ásia foram atingidos por fortes chuvas sazonais de monção nos últimos dois meses. No Paquistão, chuvas anormais e derretimento glacial provocaram inundações que submergiram grandes áreas do país, levando a quase 1.700 mortes, no que foi descrito como um impacto das mudanças climáticas.
No Nepal, as autoridades disseram que dois dias de chuva incessante fizeram com que o nível da água em muitos rios subisse.
“Emitimos alertas para os moradores ao longo das margens do rio para permanecerem em alerta máximo para possíveis inundações e deslizamentos de terra nas áreas montanhosas, mas ainda não pedimos que evacuassem”, disse o porta-voz da Autoridade Nacional de Redução de Riscos de Desastres, Dijan Bhattarai, à Reuters.
Mais de 60 pessoas foram mortas em todo o Nepal em enchentes e deslizamentos de terra até agora este ano, segundo dados oficiais. No vizinho Butão, autoridades disseram que pelo menos cinco pessoas morreram em um deslizamento de terra na semana passada.