Pelo menos 516 civis morreram desde início da invasão russa na Ucrânia, diz ONU
Organização também confirma 908 feridos; números reais devem ser "consideravelmente mais altos"
Pelo menos 516 civis foram mortos na Ucrânia desde que a Rússia começou sua invasão em 24 de fevereiro, disse o Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos em sua última atualização nesta quarta-feira (9).
Este é um aumento de 42 mortes em relação à atualização anterior na segunda-feira. Cerca de 908 civis também ficaram feridos, informou a ONU na quarta-feira.
“A maioria das baixas civis registradas foi causada pelo uso de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo artilharia pesada e sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, mísseis e ataques aéreos”, disse a ONU.
Os números reais “são consideravelmente mais altos, em território controlado pelo governo e especialmente nos últimos dias, pois o recebimento de informações de alguns locais onde ocorreram intensas hostilidades foi adiado e muitos relatórios ainda aguardam confirmação”, acrescentou.
A ONU disse que o aumento dos números em relação ao anterior “não deve ser atribuído às baixas civis que ocorreram apenas em 8 de março, pois durante o dia o ACNUDH também corroborou as baixas ocorridas nos dias anteriores”.