Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ao menos 40 pessoas morrem em ataque a tiros perto de Moscou, diz agência russa

    Unidades especiais da Guarda Nacional da Rússia foram enviadas ao local; mais de 100 ficaram feridos

    Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque
    Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque 22/03/2024REUTERS/Yulia Morozova

    Mariya KnightAnna ChernovaDarya Tarasovada CNN

    Ao menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas depois que homens armados invadiram uma casa de shows popular perto de Moscou e abriram fogo, de acordo com informações preliminares do Serviço Federal de Segurança da Rússia, informou a imprensa estatal TASS.

    Vídeos do local do ataque, a casa de concertos Crocus City Hall, mostram o vasto complexo em chamas e fumaça subindo no ar.

    A agência RIA Novosti informou que os indivíduos armados “abriram fogo com armas automáticas” e “lançaram uma granada ou uma bomba incendiária, que iniciou um incêndio”.

    A mídia estatal Rússia 24 informou que o telhado do local desabou parcialmente. O ataque aconteceu antes do grupo musical Picnic se apresentar, ainda de acordo com o Russia 24.

    O gabinete do procurador-geral da Rússia destacou que “pessoas não identificadas camufladas invadiram o Crocus City Hall e começaram a atirar antes do início do show”, de acordo com a mídia estatal russa TASS.

    Imagens mostraram pânico à medida que o ataque acontecia, com multidões amontoadas, gritando e se escondendo atrás de assentos enquanto tiros começavam a ecoar no vasto salão.

    O governador regional, Andrey Vorobyov, informou que tudo ao alcance estava sendo feito para salvar as pessoas. Uma equipe das forças especiais foi chamada para a área e mais de 70 equipes de ambulâncias e médicos ajudaram as vítimas.

    Cerca de 100 pessoas foram retiradas do prédio pelos bombeiros, informou a TASS. As equipes de resgate ainda estão trabalhando para tirar as pessoas do telhado, de acordo com a Diretoria Principal do Ministério de Situações de Emergência da Federação Russa.

    Vista da casa de shows Crocus City Hall em chamas após ataque a tiros, nos arredores de Moscou / 22/03/2024 REUTERS/Yulia Morozova

    O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, classificou o ataque como uma “terrível tragédia”.

    “Hoje uma terrível tragédia ocorreu no Crocus City Hall. Minhas condolências aos entes queridos das vítimas. Dei ordens para prestar toda a assistência necessária a todos os que sofreram durante o incidente”, disse Sobyanin em comunicado.

    Sobyanin ressaltou no Telegram que cancelará todos os eventos esportivos, culturais e outros eventos públicos em Moscou neste fim de semana.

    Testemunha relata terror: “Vi terroristas chegando e atirando”

    Testemunhas relataram os momentos de terror durante um ataque a tiros a uma casa de shows perto de Moscou.

    “Eu estava sentado no corredor de cima, onde ficavam as varandas. Ouvimos tiros. No começo, não entendemos o que havia acontecido. Depois, vi pessoalmente como os terroristas entraram, começaram a atirar em todo mundo”, disse um homem que não se identificou.

    “No final, eles atiraram um Molotov [espécie de bomba incendiária], tudo foi incendiado. Fomos levados até a saída. Acontece que a saída estava trancada. Corremos por toda Crocus City [nome da casa de shows], tentando encontrar uma saída, mas sem sucesso”, adicionou.