Parque Nacional do Vale da Morte, nos Estados Unidos, fecha devido a inundações
Local teve cerca de 37 mm de chuva, o segundo dia mais chuvoso desde que os registros começaram em 1911
O Parque Nacional do Vale da Morte, localizado na Califórnia e em Nevada, nos Estados Unidos, anunciou seu fechamento na sexta-feira (5) devido a inundações significativas na região, de acordo com um comunicado à imprensa.
“Todas as estradas de entrada e saída do parque estão atualmente fechadas e permanecerão fechadas até que a equipe do parque possa avaliar a extensão da situação”, disse o Serviço Nacional de Parques na sexta-feira.
Havia aproximadamente 500 visitantes e 500 funcionários no parque na sexta-feira, de acordo com a agência, e os visitantes retidos podem sair se quiserem. Nenhum ferimento foi relatado.
Abby Wines, oficial de relações públicas do Serviço Nacional de Parques, disse à CNN na sexta-feira que vários visitantes do Parque Nacional do Vale da Morte deixaram voluntariamente o local.
Apesar do fechamento das estradas, Abby diz que “ninguém está parando” os visitantes se encontrarem uma saída do parque.
No The Inn at Death Valley, aproximadamente 60 carros pertencentes a visitantes e funcionários estão enterrados sob escombros, de acordo com um comunicado à imprensa.
O parque teve cerca de 37 mm de chuva, o segundo dia mais chuvoso desde que os registros começaram em 1911, perdendo para o recorde de cerca de 38 mm, de acordo com o meteorologista da CNN Pedram Javaheri.
É quase 70% da precipitação média do Vale da Morte e mais de 1.300% da chuva média de agosto. Em 61 anos dos 111 anos de registro, a precipitação anual no vale não atingiu o valor de sexta-feira, disse Javaheri.
Cerca de 25 mm de chuva caiu em uma hora, algo que acontece em média a cada 1.000 anos, de acordo com Javaheri.
Antes de sexta-feira, o local havia registrado apenas cerca de 1 mm de chuva em 2022, o início mais seco até julho desde 1953, quando nenhuma chuva caiu.
Abby diz que não está claro quando as estradas serão reabertas. O parque permaneceu fechado no sábado (6), pois muitas estradas foram “criticamente danificadas” pela tempestade, de acordo com o Departamento de Transportes da Califórnia.
“Os motoristas não devem tentar contornar qualquer fechamento para acessar o parque”, disse o distrito de Caltrans em uma atualização.
A rodovia 190, que cruza o parque de Oeste a Leste, permanecerá fechada durante o fim de semana enquanto as equipes trabalham para limpá-la, informou a atualização.