Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parque de Reptéis da Austrália recebe mega-aranha com capacidade de perfurar unhas

    Com um corpo medindo 5 centímetros, é a maior aranha teia de funil que o parque já viu

    Rhea Mogulda CNN

    Uma enorme aranha com presas capazes de perfurar unhas humanas foi doada a um programa antiveneno na Austrália, gerando um apelo para que seu doador anônimo se apresentasse.

    Apelidado de “Megaspider” (ou Mega-aranha, em português), o aracnídeo mede 8 centímetros de pé a pé, com presas de 2 centímetros de comprimento, disse o Parque de Répteis da Austrália em um comunicado na sexta-feira (12).

    Com um corpo medindo 5 centímetros, é a maior aranha teia de funil que o parque já viu, acrescentou.

    “Ela é extraordinariamente grande e se conseguirmos que o público entregue mais aranhas como ela, isso só resultará em mais vidas salvas, devido à enorme quantidade de veneno que podem produzir”, disse Michael Tate, educador do parque. “Estamos realmente ansiosos para descobrir de onde ela veio na esperança de encontrar mais aranhas ENORMES como ela.”

    O cuidador de aranhas, Jake Meney, com a mega-aranha / Parque de Répteis da Austrália

    De acordo com o Museu Australiano, o comprimento médio do corpo de uma aranha teia de funil é de 1 a 5 centímetros, o que torna esta uma das grandes, mas não é de forma alguma o maior tipo de aranha da Austrália.

    Esse título pertence à tarântula, também conhecida como aranha que assobia, devido ao barulho que emite quando é provocada.

    O corpo da espécie Selenocosmia crassipes do norte, pode crescer até 6 centímetros de comprimento, com uma envergadura de 16 centímetros.

    A aranha teia de funil ou Atrax robustus pode ser menor, mas eles são “os membros mais notórios” da fauna de aranhas do país, de acordo com o site do Museu Australiano.

    Embora nem todas as cerca de 40 variedades da espécie sejam perigosas, “várias são conhecidas por seu veneno altamente tóxico e de ação rápida”, com o macho da aranha-funil de Sydney ligado a todas as 13 mortes humanas registradas, disse o museu .

    “Esta aranha notável tornou-se parte do folclore de Sydney e, embora nenhuma morte tenha sido registrada desde a introdução de um antiveneno em 1981, ela continua sendo um ícone de medo e fascínio para os locais”, diz o museu.

    O Parque de Répteis da Austrália disse que as presas da mega-aranha serão ordenhadas em busca de veneno, que pode ser transformado em soro.

    A aranha foi doada em algum lugar na área costeira de Sydney ou New South Wales, acrescentou o Parque.

    “Estava em um contêiner Tupperware sem nenhum rótulo para indicar de onde veio”, disse o comunicado. “Os tratadores estão ansiosos para descobrir de onde veio, na esperança de encontrar mais aranhas grandes, pois elas produzem grandes quantidades de veneno para o programa antiveneno.”

    Texto traduzido. Leia o original em inglês.

    Tópicos