Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parlamento Europeu recomenda dar à Ucrânia status de candidato à União Europeia

    Resolução aprovada por 637 deputados também exige que a União Europeia imponha "sanções mais duras" à Rússia

    Niamh KennedyJames Fraterda CNN

    O Parlamento Europeu adotou uma resolução nesta terça-feira (1º) pedindo às instituições da União Europeia “que trabalhem para conceder” à Ucrânia o status de país candidato à adesão ao bloco, disse em comunicado.

    A resolução, que também exige que a União Europeia imponha “sanções mais duras” à Rússia, foi votada a favor por 637 membros do Parlamento Europeu (MPE).

    Ela também condenou “nos termos mais fortes possíveis a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia e exige que o Kremlin encerre todas as atividades militares no país”.

    Os membros do Parlamento enfatizaram que as sanções financeiras do bloco contra a Rússia devem ir mais longe, afirmando que “todos os bancos russos devem ser bloqueados do sistema financeiro europeu e a Rússia deve ser banida do sistema Swift”.

    “Enquanto congratulam a rápida adoção das sanções da União Europeia, os eurodeputados querem ver medidas restritivas mais amplas destinadas a enfraquecer estrategicamente a economia russa e a base industrial. Novos investimentos do bloco na Rússia e novos investimentos russos na UE devem ser proibidos”, disse o comunicado de imprensa.

    Os legisladores pressionaram pela extensão de uma série de sanções, incluindo a proibição do Swift a Belarus devido ao seu “apoio direto à invasão russa da Ucrânia”.

    Eles também pediram aos países da União Europeia que enviem à Ucrânia “armas defensivas mais rapidamente, de acordo com o artigo 51 da Carta da ONU, que permite a autodefesa individual e coletiva”.

    Por fim, todas as sanções destinadas a indivíduos responsáveis ​​por “corrupção de alto nível” na Rússia e na Belarus, incluindo oligarcas e autoridades, devem ser adotadas “rapidamente”.

    Os países do bloco que operam regimes de residência por meio de esquemas de investimento ou vistos dourados, como são comumente conhecidos, devem “revisar todos os beneficiários desse status de residência e revogar aqueles atribuídos a indivíduos russos de alto patrimônio líquido e suas famílias, em particular aqueles vinculados a indivíduos e empresas sancionados”.

    Veja imagens da invasão da Ucrânia pela Rússia

    Tópicos