Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa Francisco retoma atividades após quadro de febre

    Pontífice cancelou todas as suas reuniões na manhã de sexta-feira (26) devido ao problema

    Delia GallagherXiaofei XuRob Pichetada CNN

    O papa Francisco retornou às atividades na manhã deste sábado (27), depois de ser acometido por uma febre que interrompeu sua rotina regular e provocou novas preocupações com sua saúde.

    O pontífice cancelou todas as suas reuniões na manhã de sexta-feira (26) devido ao quadro. No entanto, a agenda diária de compromissos enviada pelo Vaticano no sábado mostrava que Francisco estava retomando seu trabalho.

    O Vaticano não divulgou nenhuma nova atualização sobre a saúde do religioso de 86 anos. Espera-se que Francisco celebre a missa de Pentecostes na Praça de São Pedro neste domingo (28).

    Na quinta-feira (25), o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse que Francisco estava “cansado” após um “dia muito intenso”, segundo a agência de notícias italiana ANSA.

    “O Papa estava cansado. Ontem ele teve um dia muito intenso e viu muitas pessoas. Houve o encontro com Scholas Occurrentes e ele quis cumprimentar cada pessoa individualmente. A certa altura, a pessoa fica menos resistente”, disse Parolin.

    Francisco foi visto com boa aparência na tarde de quinta-feira em um evento transmitido ao vivo do Vaticano para a Scholas Occurrentes, uma rede internacional de educação que ele fundou, de acordo com a equipe da CNN no local.

    Ele foi hospitalizado em março por bronquite, mas respondeu bem aos antibióticos. Saindo do hospital naquela ocasião, o Papa brincou que “ainda está vivo”.

    O pontífice – que quando jovem sofreu de pneumonia grave e teve parte de um pulmão removido – teve um histórico recente de problemas médicos. Ele tem sido frequentemente visto com uma bengala e às vezes usa uma cadeira de rodas devido a dores no joelho direito.

    No ano passado, ele cancelou uma viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul depois que os médicos disseram que ele também poderia perder uma viagem posterior ao Canadá, a menos que concordasse em fazer mais 20 dias de terapia e descansar para o joelho. Ele finalmente foi para o Congo e o Sudão do Sul em fevereiro.

    Francisco também sofre de doença diverticular, uma condição comum que pode causar inflamação ou infecção do cólon. Em 2021, ele fez uma cirurgia para retirar parte do cólon.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original