Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa Francisco está tomando antibiótico para inflamação pulmonar; condição é “boa e estável”

    Pontífice limitará atividades nos próximos dias para melhor recuperação

    Uma parte de um dos pulmões do papa foi removida quando Francisco era jovem em seu país natal, a Argentina.
    Uma parte de um dos pulmões do papa foi removida quando Francisco era jovem em seu país natal, a Argentina. 26/11/2023 Vatican Media/­Divulgação via REUTERS

    Philip Pullellada Reuters

    O Papa Francisco, que está sofrendo de inflamação pulmonar, está recebendo antibiótico por via intravenosa, mas tem condição “boa e estável”, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (27). O pontífice limitará suas atividades nos próximos dias para melhor recuperação.

    O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse em um comunicado que uma tomografia computadorizada realizada em um hospital de Roma no sábado (25) excluiu que Francisco esteja com pneumonia, mas detectou uma inflamação nos pulmões do papa, que causou dificuldades respiratórias.

    Uma parte de um dos pulmões do papa foi removida quando Francisco era jovem em seu país natal, a Argentina.

    “A condição do papa é boa e estável, ele não tem febre e sua condição respiratória está melhorando”, destacou Bruni.

    “Para facilitar a recuperação do papa, alguns compromissos importantes que estavam programados para esses dias foram adiados para que ele possa dedicar seu tempo e energia [à recuperação].”

    O porta-voz acrescentou que Francisco, de 86 anos, continuará realizando tarefas institucionais “mais fáceis”, se sua condição permitir.

    Mais tarde, o Vaticano afirmou que o pontífice participou de uma audiência planejada com o presidente do Paraguai, Santiago Peña Palacios, na casa de hóspedes do Vaticano, onde o papa vive.

    As audiências com chefes de Estado normalmente ocorrem no Palácio Apostólico, um edifício separado no terreno do Vaticano.

    Alterações na agenda do Papa

    Francisco deve viajar para Dubai na sexta-feira (1°) para participar da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas.

    A declaração do Vaticano não mencionou alterações nesta viagem, indicando que ela ainda está prevista.

    Para sua bênção e mensagem semanal no domingo (26), Francisco apareceu sentado na capela de sua residência, em vez de na Praça de São Pedro, enquanto um assessor lia a mensagem do pontífice.

    Quando ele levantou a mão direita, era visível uma bandagem segurando um tubo intravenoso usado para administrar os antibióticos.

    No início deste mês, Francisco não leu um discurso preparado para uma reunião com rabinos europeus porque estava resfriado. Entretanto, horas mais tarde, aparentou estar em boas condições de saúde durante uma reunião com crianças.

    Em junho, o pontífice foi operado de uma hérnia abdominal e passou nove dias no hospital. Ele parece ter se recuperado totalmente dessa operação.