Papa Francisco convida comediantes para encontro no Vaticano
Lista de convidados conta com nomes brasileiros como Fábio Porchat e Cacau Protásio e internacionais como Whoopi Goldberg e Chris Rock
O Papa Francisco está organizando um encontro global de comediantes que acontecerá na sexta-feira (14) no Vaticano.
O pontífice convida nomes como Whoopi Goldberg, Jimmy Fallon, Chris Rock, Stephen Colbert, Conan O’Brien e outros para equivalente a um “conclave de comediantes”, em Roma.
Também foram convidados um grupo de comediantes brasileiros que conta com Fábio Porchat, Cacau Protásio e a roteirista Cris Wersom.
São esperadas mais de 200 pessoas na plateia, sendo mais de 100 comediantes de 15 países.
Francisco, de 87 anos, é conhecido por seu senso de humor. Ele gosta de fazer piadas com as pessoas que conhece, muitas vezes falando com um sorriso: “por favor, ore por mim… não contra mim!”
O pontífice enfatizou repetidamente a importância de ter senso de humor, dizendo que é algo pelo qual ele ora todos os dias.
“O senso de humor eleva você, mostra que sua vida é curta e encara as coisas com espírito redentor”, disse Francisco em uma entrevista.
“É um atributo humano, mas é o que mais se aproxima da graça de Deus.”, acrescentou.
O encontro do papa na sexta-feira (14) com “artistas do mundo do humor” faz parte da sua mais recente tentativa de se envolver com a cultura contemporânea.
O Vaticano explicou em um comunicado que o encontro enfatiza como a “arte da comédia pode contribuir para uma sociedade mais empática e mundo solidário.”
O evento segue à sua visita histórica à Bienal de Veneza e ao seu encontro no ano passado com artistas e diretores no Vaticano.
A reunião também ocorre com o papa enfrentando incertezas sobre seu alcance aos católicos LGBTQ+, depois de supostamente usar um insulto homofóbico em reuniões privadas.
Outros do grupo dos Estados Unidos incluem Tig Notaro, Jim Gaffigan com vários católicos entre eles: tanto Gaffigan como Stephen Colbert identificam-se como católicos, enquanto Jimmy Fallon e Conan O’Brien foram ambos criados na Igreja Católica.
Também deve comparecer Julia Louis-Dreyfus, que disse a Christiane Amanpour da CNN que “não tinha ideia” do que esperar.
Pe. James Martin, um padre jesuíta apelidado de “Capelão do Relatório Colbert”, também participará da reunião.
O apresentador e comediante Stephen Colbert falou sobre a próxima audiência papal em seu programa.
“O Papa Francisco vai me encontrar no Vaticano!” ele brincou. “Estou animado? O papa é católico?”
Colbert então deu um aviso a Chris Rock, referindo-se ao incidente em que Rock foi agredido pelo ator Will Smith durante o Oscar.
“Chris, por uma questão de segurança, eu apenas manteria o nome de Maria Madalena fora da sua boca. Porque o papa usa um anel grande!”
O comediante também fez referência à controvérsia sobre o uso relatado pelo Papa de um insulto homofóbico perguntando: “Por que Papa Frankie, por quê?”
Entretanto, Whoopi Goldberg, a estrela de “Sister Act”, já conheceu o papa durante uma audiência no Vaticano no ano passado.
Nessa reunião, Goldberg disse que ofereceu a Francisco uma participação especial em “Sister Act 3”, a série de filmes sobre uma cantora que se junta a um convento.