Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Papa destitui bispo conservador do Texas após investigação

    Remoção de Strickland segue-se a uma investigação ordenada pelo Vaticano sobre “todos os aspectos da governação e liderança da Diocese de Tyler”

    Raja Razekda CNN

    O Papa Francisco destituiu o bispo Dom Joseph E. Strickland, do governo pastoral da Diocese de Tyler, Texas, após uma visitação apostólica conduzida por dois bispos, segundo um comunicado do Cardeal Daniel Nicholas DiNardo, Arcebispo Metropolitano de Galveston-Houston.

    O Vaticano confirmou a decisão em seu próprio comunicado à imprensa no sábado.

    A remoção de Strickland segue-se a uma investigação ordenada pelo Vaticano sobre “todos os aspectos da governação e liderança da Diocese de Tyler”, diz a declaração de DiNardo.

    A visita foi ordenada pelo Papa e conduzida pelo bispo Dennis Sullivan, de Camden, e pelo bispo emérito Gerald Kicanas, de Tucson, segundo o comunicado.

    Strickland tem sido um crítico ferrenho do Papa Francisco, desafiando a sua liderança nas redes sociais e até desafiando Francisco a demiti-lo durante uma entrevista em 2020, de acordo com o National Catholic Reporter.

    Strickland também usou as redes sociais para postar mensagens antivacinas durante a pandemia de Covid-19 e chamou o presidente Joe Biden de “presidente do mal” por seu apoio ao direito ao aborto, relata o meio de comunicação.

    A CNN relatou anteriormente que Strickland estava tão agitado com a vitória de Biden em 2020 que, quando a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA emitiu uma declaração de parabéns pela sua vitória, ele tuitou:

    “Uma nuvem negra desceu sobre esta nação quando a USCCB e a Planned Parenthood falam em uníssono em apoio a uma administração Biden-Harris que apoia o massacre de inocentes através do aborto durante todos os 9 meses de gravidez.”

    Strickland foi convidado a renunciar ao cargo na quinta-feira, mas recusou-se a fazê-lo, de acordo com o comunicado de DiNardo.

    As descobertas feitas durante a investigação não foram divulgadas ao público, mas DiNardo observou em sua declaração que “não era viável” para Strickland permanecer em sua posição.

    “Foi feita ao Santo Padre a recomendação de que a continuação no cargo de Dom Strickland não era viável”, diz o comunicado.

    “Depois de meses de cuidadosa consideração por parte do Dicastério para os Bispos e do Santo Padre, foi tomada a decisão de solicitar a renúncia de Dom Strickland. Tendo sido apresentado esse pedido em 9 de novembro de 2023, o Bispo Strickland recusou-se a renunciar ao cargo.”

    “Depois disso, em 11 de novembro de 2023, o Santo Padre destituiu o Bispo Strickland do cargo de Bispo de Tyler”, acrescentou.

    A Diocese Católica de Tyler também anunciou a decisão no sábado em seu site. “Durante este período de transição, oramos para que Deus continue a abençoar e fortalecer abundantemente a Igreja e o povo santo e fiel de Deus aqui e em todo o mundo”, escreveu a diocese.

    O Bispo Joe Vásquez, de Austin, foi nomeado “administrador apostólico” da diocese de Tyler, de acordo com a declaração da Arquidiocese anunciando a destituição de Strickland.

    A CNN não conseguiu entrar em contato com Strickland para comentar.

    Tópicos