Papa convida bispos do mundo inteiro para consagrar Rússia e Ucrânia à Nossa Senhora
Cerimônia está marcada para o dia 25 de março na Basílica de São Pedro
O Papa Francisco convidou bispos e sacerdotes do mundo inteiro a se unirem a ele em oração pela paz e na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. A cerimônia está marcada para o dia 25 de março na Basílica de São Pedro.
A consagração da Rússia é um ritual importante dentro da Igreja Católica porque atende a um pedido de Nossa Senhora de Fátima em sua aparição em 13 de julho de 1917 aos três pastorinhos.
Segundo a tradição católica, caso o pedido de Nossa Senhora de Fátima não fosse atendido, “a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”. Além disso, acredita-se que “os bons serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas”.
No ano 2000, o Vaticano revelou a terceira parte do segredo de Fátima. A irmã Lúcia, uma das crianças para as quais acredita-se que Nossa Senhora apareceu, escreveu numa carta de 1989 que o pedido de Nossa Senhora havia sido atendido em 25 de março de 1984.
Na data, o Papa João Paulo II consagrou todos os povos do mundo ao Imaculado Coração de Maria. A informação foi confirmada, à época, pelo então arcebispo Tarcisio Bertone, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.