Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Palestinos em Gaza comemoram anúncio que Hamas aceitou cessar-fogo; Israel ainda analisa

    Pausa nos combates ainda está em aberto; Turquia pede que Israel aceite proposta

    Da CNN

    À medida que a notícia que o Hamas aceitou um acordo de cessar-fogo para o conflito na Faixa de Gaza, palestinos começaram a celebrar na cidade de Rafah, no sul do território sitiado, onde mais de 1 milhão de pessoas estão refugiadas.

    Crianças foram vistas em cima de um caminhão para comemorar a notícia. Entretanto, Israel ainda não aceitou a proposta, deixando a pausa nos combates em aberto.

    Mesmo assim, palestinos também celebraram a notícia nas ruas de Deir al-Balah, no centro do território, e da Cidade de Gaza, no norte.

    Hamas aceita proposta de cessar-fogo

    O chefe do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, ligou para mediadores para informar que o grupo armado aceitou uma proposta para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns feita pelo Catar e pelo Egito.

    Uma fonte afirmou à CNN que o acordo que o grupo armado aceitou é diferente daquele que Israel ajudou a construir com os mediadores de Catar e Egito.

    Israel ainda não aceitou a medida, mas Netanyahu afirmou que enviará uma delegação para negociações.

    “Paralelamente, embora a proposta do Hamas esteja longe das exigências necessárias de Israel, Israel enviará uma delegação de trabalho aos mediadores, a fim de chegar a um acordo em condições aceitáveis para Israel”, afirmou.

    Uma fonte diplomática familiarizada com as discussões disse à CNN que, depois de uma reunião em Doha, capital do Catar, entre o diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, William Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, os mediadores convenceram o Hamas a aceitar um acordo de três fases.

    Os Estados Unidos ressaltaram que estão analisando a resposta do Hamas, enquanto o presidente da Turquia pediu que Israel aceite o acordo.

    *com informações da Reuters

    Veja imagens de palestinos deixando Rafah:

    Tópicos