Otan pede ao Talibã que permita saída de quem desejar partir do Afeganistão
O secretário-geral Jens Stoltenberg disse que a aliança enviará mais a aviões a Cabul para missões de retirada
[cnn_galeria id_galeria=”456997″/]
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, pediu ao Talibã, nesta terça-feira (17), que facilitasse a saída de todos aqueles que desejam deixar o Afeganistão. Ainda afirmou que a aliança militar concordou em enviar mais aviões a Cabul para missões de retirada.
Ele disse que o terrorismo internacional é uma ameaça com o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão e que a OTAN “precisa permanecer vigilante para permanecer na vanguarda da luta” contra isto.
Jens Stoltenberg também explicou que a velocidade do colapso do Exército Nacional Afegão em face do avanço do Talibã foi uma surpresa e há lições para a Otan tirar disso. Mas que o foco principal hoje é conseguir tirar as pessoas vulneráveis para fora do país.
O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse em entrevista coletiva nesta terça-feira, que não haverá invasões de casas ou discriminação de mulheres e que “ninguém será perseguido”.
“Quero assegurar à população que ninguém entrará em suas casas armados para interrogá-los”, afirmou. “Baseados na Sharia, as mulheres são partes importantes da sociedade. Não haverá nenhuma discriminação contra as mulheres”, continuou.
(Com informações de João de Mari, da CNN, em São Paulo)*