Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Otan concorda em acelerar processo de candidatura da Ucrânia, diz ministro

    Dmytro Kuleba publicou nas redes sociais que os aliados chegaram a um consenso sobre a remoção do Plano de Ação para Adesão

    Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, durante reunião em Kiev
    Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, durante reunião em Kiev Foto: Alex Brandon/Pool via Reuters (19/01/2022)

    Olga VoitovychTim Listerda CNN

    O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que a Otan concordou em deixar o país contornar um processo formal detalhado em seu pedido de adesão à aliança.

    “Após intensas negociações, os aliados da Otan chegaram a um consenso sobre a remoção do MAP [Plano de Ação para Adesão] do caminho da Ucrânia para a adesão”, disse Kuleba em um tweet nesta segunda-feira (10).

    “Saúdo esta decisão há muito esperada que encurta nosso caminho para a Otan. É também o melhor momento para oferecer clareza sobre o convite à Ucrânia para se tornar membro”, acrescentou Kuleba.

    O Plano de Ação para Adesão é um programa da Otan de assistência e apoio prático para os países que desejam aderir à aliança liderada pelos Estados Unidos.

    A participação no MAP não prejudica nenhuma decisão da aliança sobre a adesão futura, mas pode ser um processo demorado.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original