Órgão nuclear da Ucrânia diz que Chernobyl ainda está sem energia elétrica
Regulador alertou para um risco crescente de vazamento de radiação se a linha de alta tensão, danificada em combates, não for reparada
O regulador estatal de energia nuclear da Ucrânia disse nesta sexta-feira (11) que o fornecimento de eletricidade para a usina nuclear de Chernobyl ainda não foi restaurado, apesar de o Ministério da Energia da Rússia dizer que foi restaurado por especialistas belarussos na quinta-feira (10).
A Ucrânia alertou para um risco aumentado de vazamento de radiação se a linha de alta tensão, danificada em combates, não for reparada na usina, que está ocupada pelas forças russas.
“Tentativas de restaurar o fornecimento de energia externo para o local estão em andamento”, disse a Inspetoria Reguladora Nuclear Estatal da Ucrânia em um comunicado. Quando o fornecimento externo de eletricidade é cortado, um gerador a diesel de emergência entra em ação, informa a nota.
A usina nuclear desativada de Chernobyl, ocupada por forças russas, está desconectada da rede de energia da Ucrânia pelo terceiro dia nessa sexta. A usina de Chernobyl foi tomada por forças russas no dia 24 de fevereiro, um dos primeiros da guerra na Ucrânia, e esta é a segunda semana em que a planta é ocupada pelos invasores.