Organização Mundial de Turismo da ONU suspende adesão da Rússia
No início de abril, o país também foi suspenso do Conselho de Direitos Humanos da Organização Nações Unidas
A Organização Mundial de Turismo da ONU (UNWTO) suspendeu a adesão da Rússia nesta quarta-feira (27) em uma sessão extraordinária.
O governo russo anunciou que renunciaria algumas horas antes da reunião.
“Os membros da OMT votaram pela suspensão da Rússia. Reunidos para uma primeira Assembleia-Geral extraordinária da OMT, os membros debateram a suspensão da Rússia da organização. A Rússia se recusou a intensificar e defender sua posição e anunciou sua retirada da OMT”, anunciou a organização pelo Twitter.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, comentou o caso também pelo Twitter: “Agradeço a todos os membros que apoiaram este movimento. A única direção de viagem para criminosos de guerra russos deveria ser Haia. O isolamento da Rússia se aprofundará a cada dia de sua guerra contra a Ucrânia”.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou a saída do país da Organização Mundial de Turismo da ONU através de um comunicado.
“O lado russo não considera conveniente continuar trabalhando na OMT, cuja liderança tolera a politização de suas atividades e apoia abertamente a discriminação contra nosso país. A este respeito, a Federação Russa decidiu se retirar da Organização Mundial do Turismo”, afirma o texto.
Rússia já foi suspensa em outro Conselho da ONU
Este não é o primeiro Conselho da ONU que suspende a adesão da Rússia após o início da guerra da Ucrânia. Em abril, o país foi retirado do Conselho de Direitos Humanos, com 93 votos favoráveis à medida, 24 contrários e 58 abstenções – incluindo o Brasil.