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    Operações de restauração seguem em andamento após apagão cibernético global

    Companhias aéreas, empresas, agências governamentais, serviços de saúde e emergência, bancos, escolas e universidades ao redor do mundo paralisaram ou tiveram seus serviços interrompidos

    Dalia Faheid

    As operações estão sendo gradualmente restauradas, mas atrasos são esperados após “a maior paralisação de TI da história” ter interrompido setores em todo o mundo, deixando milhares de passageiros presos em aeroportos, serviços de comunicação de emergência inativos e centros de doação de sangue sem remessas vitais.

    Companhias aéreas, empresas, agências governamentais, serviços de saúde e emergência, bancos, escolas e universidades ao redor do mundo paralisaram ou tiveram seus serviços interrompidos devido a uma atualização de software defeituosa para sistemas operacionais Microsoft Windows emitida pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike, disseram especialistas à CNN.

    O CEO da CrowdStrike disse que uma correção foi implementada, mas especialistas dizem que colocar os sistemas em ordem novamente será um processo demorado.

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    A interrupção afetou cerca de 8,5 milhões de dispositivos Windows, menos de 1% de todas as máquinas Windows, de acordo com uma postagem de blog da Microsoft neste sábado (20).

    “Embora a porcentagem tenha sido pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o uso do CrowdStrike por empresas que executam muitos serviços críticos”, disse a Microsoft.

    De acordo com o site de rastreamento FlightAware, mais de 1.000 voos de, para ou dentro dos EUA foram cancelados e mais de 2.000 atrasados, até a manhã de sábado.

    Na sexta-feira, mais de 3.000 voos foram cancelados e mais de 11.000 atrasados, de acordo com o FlightAware.com.

    Em todo o mundo, as principais companhias aéreas disseram que os serviços estão sendo restaurados.

    A maioria dos sistemas da United Airlines se recuperou da interrupção de sexta-feira, informou a companhia aérea em um comunicado.

    “Embora a maioria dos nossos sistemas tenha se recuperado da paralisação mundial de software de terceiros, podemos continuar a sofrer alguma interrupção em nossa operação, incluindo atrasos e cancelamentos de voos”, disse a United.

    A Delta Airlines está “continuando sua recuperação operacional” após a interrupção ter levado a companhia aérea a pausar os voos na sexta-feira, de acordo com uma atualização da manhã de sábado. Ainda assim, mais de 600 voos da Delta foram cancelados no sábado.

    “Cancelamentos adicionais são esperados, já que parte da tecnologia da Delta continua se recuperando do problema causado pelo fornecedor na manhã de sexta-feira”, disse a atualização.

    As companhias aéreas Jetstar Japan, Hong Kong Express e Cebu Pacific disseram no sábado que suas operações também estão sendo gradualmente restauradas.

    Passageiros frustrados faziam fila nos aeroportos, enfrentando cancelamentos e atrasos de voos e alguns perdendo eventos importantes como funerais e aniversários.

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    Depois de passar mais de 19 horas no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, um passageiro descobre não voltará para casa em Los Angeles tão cedo.

    “Não consegui remarcar outro voo porque o sistema estava fora do ar, então não consegui nenhum voucher para alimentação, hotel, nada”, disse Kiah Hampton à CNN na tarde de sexta-feira.

    Hampton descreveu ter dormido no chão do aeroporto depois que um voo anterior foi cancelado na quinta-feira à noite, acrescentando: “Parece que vou ter que dormir aqui esta noite”.

    Jennifer Small, moradora de Nova Jersey, também dormiu no aeroporto durante a noite e teve seu voo cancelado duas vezes.

    “Quero voltar para casa, para meu filho. Quero voltar para casa, para Jersey”, disse Small, acrescentando que não acreditava que conseguiria viajar para casa até sábado.

    Milhares de pessoas se amontoaram em aeroportos por todo o país, esperando por respostas. Ty Kelley, que estava viajando para Filadélfia para comparecer a um funeral, descreveu uma cena caótica.

    “É selvagem, é louco, é lotado — estou ansiosa agora”, ela disse. “Vou esperar nessa longa fila e tentar chegar à Filadélfia hoje.”

    Outra passageira disse à CNN que estava viajando com seu filho pequeno para Boston para uma festa de aniversário. “Foi frustrante, para dizer o mínimo”, disse a cliente da Spirit Airlines, Miya Haney.

    Os problemas não afetaram apenas os aeroportos. Os americanos sentiram os impactos da interrupção em várias facetas de suas vidas cotidianas, incluindo ao tentar ligar para o 911 durante emergências em algumas áreas, obter ou renovar suas carteiras de motorista ou enviar ou receber pacotes.

    Houve relatos de interrupções no serviço de emergência em vários estados, como Alasca, e cidades, como Phoenix, onde o sistema ficou inativo por horas, mas já foi restaurado.

    Enquanto isso, milhares de empresas ao redor do mundo lutaram com o processamento de pagamentos depois que a interrupção derrubou sistemas em uma ampla gama de negócios.

    Grandes hotéis, incluindo Marriott International e alguns Hiltons, foram impactados.

    Os cibercriminosos capitalizaram o caos promovendo sites falsos cheios de software malicioso projetado para comprometer vítimas desavisadas, de acordo com alertas do governo dos EUA e de vários profissionais de segurança cibernética .

    O ex-CEO da McAfee, Dave DeWalt, disse à CNN que um grupo de agências do setor privado e do governo trabalhou durante a noite para “apurar a ameaça” e encontrar uma solução para a interrupção global.

    A chamada incluiu a Cybersecurity and Infrastructure Security Agency e outras organizações privadas e governamentais.

    O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, pediu desculpas aos clientes na sexta-feira pela interrupção e disse que a empresa está trabalhando com os afetados.

    “Entendemos a gravidade da situação e lamentamos profundamente o inconveniente e a interrupção”, Kurtz postou no X (antigo Twitter).

    “Estamos trabalhando com todos os clientes afetados para garantir que os sistemas estejam funcionando novamente e que eles possam fornecer os serviços com os quais seus clientes estão contando.”

    Mas isso pode ser mais fácil dizer do que fazer: reinicializações manuais de sistemas individuais levam tempo e conhecimento que alguns clientes não têm, e é por isso que as empresas demoraram a se recuperar da interrupção.

    A CrowdStrike prometeu aos clientes “total transparência” sobre como a interrupção ocorreu e que “impedirá que algo assim aconteça novamente”.

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