ONU inspeciona na Ucrânia maior usina nuclear da Europa para evitar desastre
Unidade está ocupada por tropas russas
Inspetores da Organização das Nações Unidas na Ucrânia devem visitar nesta quinta-feira (1) a usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia a maior da Europa, ocupada pela Rússia, onde bombardeios nas proximidades provocaram preocupação global.
A missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou à cidade de Zaporizhzhia, no sul, a 55 km da usina, nesta quarta-feira (31), e o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que deveria visitar a instalação na quinta-feira.
Embora as autoridades russas sugerissem que a equipe teria apenas um dia para inspecionar o local, a AIEA estava se preparando para mais tempo.
“Se conseguirmos estabelecer uma presença permanente, ou uma presença contínua, isso será prolongado. Mas este primeiro segmento levará alguns dias”, disse o chefe da organização, Rafael Grossi, a repórteres em Zaporizhzhia.
“É uma missão que visa evitar um acidente nuclear”, acrescentou.
Mas enquanto a Ucrânia vê a inspeção como um passo para “desocupar e desmilitarizar” o local, a Rússia disse que não tem intenção de retirar suas forças por enquanto, criando o potencial para mais rancores.