Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ONU inspeciona na Ucrânia maior usina nuclear da Europa para evitar desastre

    Unidade está ocupada por tropas russas

    CNN

    Ucrânia

    Inspetores da Organização das Nações Unidas na Ucrânia devem visitar nesta quinta-feira (1) a usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia a maior da Europa, ocupada pela Rússia, onde bombardeios nas proximidades provocaram preocupação global.

    A missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou à cidade de Zaporizhzhia, no sul, a 55 km da usina, nesta quarta-feira (31), e o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que deveria visitar a instalação na quinta-feira.

    Embora as autoridades russas sugerissem que a equipe teria apenas um dia para inspecionar o local, a AIEA estava se preparando para mais tempo.

    “Se conseguirmos estabelecer uma presença permanente, ou uma presença contínua, isso será prolongado. Mas este primeiro segmento levará alguns dias”, disse o chefe da organização, Rafael Grossi, a repórteres em Zaporizhzhia.

    “É uma missão que visa evitar um acidente nuclear”, acrescentou.

    Mas enquanto a Ucrânia vê a inspeção como um passo para “desocupar e desmilitarizar” o local, a Rússia disse que não tem intenção de retirar suas forças por enquanto, criando o potencial para mais rancores.