ONU convoca conferência internacional para arrecadar ajuda ao Afeganistão
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, diz que comunidade internacional se reunirá em 13 de setembro para evitar ‘iminente catástrofe humanitária’no país
A Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma conferência internacional de ajuda, em Genebra, no dia 13 de setembro para ajudar a evitar o que o secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou de “iminente catástrofe humanitária” no Afeganistão.
“Precisamos que a comunidade internacional se reúna e apoie o povo afegão”, disse Guterres em uma postagem no Twitter anunciando a conferência que, segundo ele, buscará um aumento rápido no financiamento de ajuda humanitária.
“Também apelamos por acesso humanitário total e desimpedido para garantir que os afegãos continuem a obter os serviços essenciais de que precisam”, disse ele.
Muitos afegãos lutavam para alimentar suas famílias em meio a uma severa seca bem antes de os militantes do Talibã tomarem o poder no mês passado. Agora, milhões podem passar fome com o país isolado e a economia desmoronando, dizem agências humanitárias.
“As Nações Unidas são solidárias com o povo do Afeganistão e estão comprometidas em continuar [no país] e entregar ajuda a eles”, finalizou Guterres.
https://twitter.com/antonioguterres/status/1433920590839169028