ONU concluiu nova operação de retirada de civis de Mariupol nesta quarta (4)
Esta foi a segunda missão em poucos dias para resgatar pessoas da região, que está sob intensa pressão das forças russas
O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários informação que uma nova operação para evacuar civis retidos em Mariupol e outras comunidades foi concluída nesta quarta-feira (4).
“Mais uma vez, nossa equipe das Nações Unidas e colegas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha trabalharam juntos para trazer as pessoas que queriam deixar as áreas em situação de hostilidade à segurança, com o acordo das partes em conflito”, disse Osnat Lubrani, Coordenador humanitário da ONU para a Ucrânia.
Mais de 300 civis de Mariupol e das cidades vizinhas de Manhush, Berdiansk, Tokmak e Vasylivka foram levadas para Zaporizhzhia, onde receberam assistência humanitária.
“Muitos vieram com nada além das roupas que estavam vestindo, e agora vamos apoiá-los durante esse período difícil, inclusive com apoio psicológico muito necessário”, disse Lubrani.
Esta foi a segunda evacuação de civis de áreas em Mariupol coordenada pela ONU e Cruz Vermelha. No último fim de semana, mais de 100 civis foram evacuados da siderúrgica Azovstal e chegaram em segurança a Zaporizhzhia.
Na quarta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que 344 pessoas no total foram evacuadas da região de Mariupol.